Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2HMZ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Estudo de viabilidade econômica, financeira e mercadológica para abertura da Cafeteria Cultural
Autor(es): Jaqueline Silveira Lage
Primeiro Orientador: Marcos Antonio Machado
Primeiro membro da banca : Viviane Dias Loyola
Resumo: O presente trabalho apresenta o Plano de Negócios cujo objetivo é analisar a viabilidade econômica, financeira, mercadológica, administrativa e operacional (gerencial) para abertura da "Cafeteria Cultural - MPB sua História e sua Glória", no distrito de Conservatória/RJ, localidade conhecida como "Capital Mundial das Serestas". A Cafeteria Cultural será um espaço onde o cliente desfrutará dos serviços de cafeteria ao som das musicas da MPB do período de 1930 a 1950, considerada a verdadeira época de ouro da MPB. Ao mesmo tempo, terá a oportunidade de conhecer a respeito da vida e obra dos cantores e compositores, que foram protagonistas daquele período histórico da nossa música popular, ao ouvir as narrativas contadas pelo sócio Antônio, ou ao adquir uma das diversas mídias que serão expostas para a venda. Além das músicas reproduzidas em gravações originais e com tecnologia do referido período, haverá apresentações ao vivo de seresteiros. Em Conservatória não existe empreendimento semelhante ao proposto no neste trabalho. A Cafeteria Cultural proporcionará um ambiente aconchegante para os encontros de amigos que apreciem a música do período em questão. inicialmente, os sócios dispõem dos recursos necessários à instalação da Cafeteria Cultural. No futuro, com o aumento do número de clientes e já com mais experiência no ramo, será analisada a possibilidade de se recorrer a financiamento para instalar a Cafeteria Cultural em uma área maior. Através das visitas in locco, das entrevistas e da análise financeira, foi possível concluir que a abertura do Café Cultural, em Conservatória, é um negócio viável que atenderá as expectativas dos turistas e da população local. O Plano de Negócios indica que o Café Cultural será um negócio que apresentará lucratividade, embora trate de um investimento cujo retorno financeiro não será imediato.
Assunto: Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2HMZ
Data do documento: 21-Mar-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

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