Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3L4J
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Gestão mercadológica dos programas de promoção de serviços de saúde em Belo Horizonte
Autor(es): Marcos Frederico Faria Barcelos
Primeiro Orientador: Ricardo Teixeira Veiga
Resumo: O presente trabalho monográfico trata algumas considerações a respeito da busca das organizações de saúde em tornar-se referência como sistema sustentável de soluções em saúde. Devido à alta competitividade no ramo de planos de saúde e também exigências tanto da ANS quanto de órgãos de Acreditação (Certificados de qualidade como ONA e ISO, premiações, etc.); percebe-se a necessidade das cooperativas e convênios médicos implantarem modelos diferenciados de atenção à saúde. Desse modo, serão salientadas as estratégias de marketing voltadas para a saúde do cliente utilizadas pelas operadoras de saúde em Belo Horizonte, assim como, a promoção da saúde como apoio ao cliente e a influência desta em seu comportamento. No início deste trabalho, serão mostradas as características do Serviço Público e do Serviço Privado no Brasil, a diferença entre o tipo de clientela e os tipos de relações desses serviços com o mercado. Na segunda parte, será citado o exemplo de sucesso de uma operadora de saúde em Belo Horizonte e demonstrar-se á a importância da Gestão de Risco e das inovações na saúde suplementar para a reestruturação dos modelos tradicionais em saúde. Assim, o principal objetivo deste trabalho é evidenciar como a promoção da saúde influencia de forma positiva o comportamento do cliente e a qualidade de sua saúde e, como resultado desse trabalho, a conquista de êxito financeiro para as operadoras de saúde. Será ressaltado também as estratégias utilizadas nesses programas, a importância da Gestão de Riscos, o gerenciamento de doenças e a busca do mercado de saúde suplementar rumo à sustentabilidade
Assunto: Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3L4J
Data do documento: 30-Dez-2009
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_marcos_frederico_faria_barcelos.pdf481.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.