Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7GPY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Hudson Fernandes Amaralpt_BR
dc.creatorLuiz Henrique Gamapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:46:00Z-
dc.date.available2019-08-10T17:46:00Z-
dc.date.issued2010-02-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7GPY-
dc.description.resumoO projeto apresenta inicialmente um histórico do ambiente de TI no Brasil entre meados dos anos 80 até os dias atuais. O histórico apresenta as várias etapas da tecnologia da informação e as transformações tecnológicas, de mercado, de processos e de modelo estratégico. Em seguida o projeto conceitua o que vem a ser outsourcing de TI e aborda os riscos iniciais na construção desse modelo de serviço. O projeto aborda as etapas de preparação para a contratação de um fornecedor de TI e apresenta uma técnica utilizada para mitigar erros nessa contratação. São apresentadas algumas alternativas para a contratação de serviços de outsourcing. Em seguida o projeto apresenta os fatores motivacionais para a contratação dos serviços de outsourcing.É feita uma análise do relacionamento entre fornecedor e empresa cliente, apontando os cuidados necessários para evitar problemas de relacionamento. São abordados também os modelos de governança, dos pontos de vistas: jurídicos, legais, de parceria, da qualidade do serviço e da gestão dos negócios em comum entre as partes. O projeto apresenta as metodologias a serem utilizadas no estudo de caso eos resultados das pesquisas com as empresas escolhidas, visando à análise de desempenho de casos reais de outsourcing de TI. No final são apresentados os resultados da pesquisa de cada um dos Clientesentrevistados e uma análise consolidada dos itens entrevistados para o total de Clientes entrevistados e as recomendações para os Clientes, baseadas nos resultados da pesquisa e nas entrevistas realizadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Estratégicapt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleEstratégia de outsourcing de TIpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_outsourcing_de_ti_18022010_v8r0.pdf469.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.