Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B9H35
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Gestão de custos na administração pública: aplicação de metodologias de custeio ao serviço terceirizado de limpeza da UFMG
Autor(es): Uibira Tupinambas do Amaral
Primeiro Orientador: Marcio Augusto Goncalves
Primeiro membro da banca : Francisco Vidal Barbosa
Resumo: A Contabilidade de Custos é uma ferramenta capaz de auxiliar os administradores públicos nas melhorias de desempenho e cumprimento da missão do Estado, haja vista que controlando custos, sobram recursos para serem desenvolvidas outras atividades ou melhorar a qualidade dos serviços já prestados. O presente trabalho aborda a possibilidade de implementação de sistemas de custos nos órgãos públicos, tendo em vista que seus gestores necessitam obter informações úteis visando à otimização dos recursos escassos postos à disposição pela sociedade. Apesar da escassa literatura sobre o assunto e da ausência de cultura gerencial em entidades da administração pública, há muito que a legislação determina que tais sistemas sejam implementados. A partir da adaptação dos conceitos consolidados na vasta literatura sobre custo no setor privado, este trabalho tem o objetivo aplicar a metodologia de custeio por absorção na UFMG com vistas a apurar o custo do serviço terceirizado de limpeza por Unidade / Órgão desta Instituição.
Assunto: Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B9H35
Data do documento: 22-Ago-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projeto_uibira_final.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.