Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BDGZS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Robson Savio Reis Souzapt_BR
dc.creatorJeannie Daier de Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:41:03Z-
dc.date.available2019-08-13T23:41:03Z-
dc.date.issued2010-11-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BDGZS-
dc.description.abstractThis work aims to study the performance of Internal Affairs departments in the prevention and repression of police corruption, and the means currently used by them to curb the incidence of corruption in police institutions mining. Police corruption is poorly addressed by the social sciences in Brazil. The scientific analysis of the phenomenon of police corruption, lack of empirical data and theoretical sophistication. The few previous studies in Brazil are largely concentrated on analyzing the forms of punishment and repression, leaving aside the preventive ways to curb corruption. It is argued here that the police corruption, as one of the main determinants of increased violence and crime, according to an analysis of some authors, such as Marcelo Cataldo, Marco Veneziani, and Nathalie Teyssonneyre is a serious problem management which is faced with any governmental authority or executive of the police today. Such authors argue that "police corruption appears as a factor determining the increase in violence for two main reasons. Firstly, due to a certainpermissiveness that is seen between the corporation, lightly, without ethical or moral. The second point relates to impunity, since the counting of crimes are often not conclusive. " (CATALDO; VENEZIANI; TEYSSONNEYRE, 2009) Curb corruption seems to be an easy task taking into account only the reactive forms of combat. But prevention is proving to be easier and more efficient in fighting corruption. Just as the repression of crime committed by ordinary citizens, the reactive forms of fighting corruption require more financial and human resources. Theprevention of police corruption and also decrease the incidence of corrupt practices, it is still cheaper and effective, although it is a long-term planning, it becomes faster relative to an administrative process to punish any corrupt conduct, that in many cases, end up being shelved by the advent of the prescription. After the analysis of models exist to combat corruption, we will identify gaps and strengths in order to draw the attention of today's managers for the improvement of such actions, to combat the problem of corruption and specific strategic way.The study presented is a requirement for graduation in the Pós Graduação emCriminalidade e Segurança Pública with the title of specialist in the Estudos da Criminalidade e Segurança Pública.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a atuação das Corregedorias de Polícia de Minas Gerais na prevenção e repressão à corrupção policial, e dos meios atualmente utilizados por elas para se coibir a incidência da corrupção nas instituições policiais mineiras.A corrupção policial é insatisfatoriamente abordada pelas ciências sociais no Brasil. A Análise científica do fenômeno da corrupção policial carece de dados empíricos e embasamento teórico. Os poucos estudos já realizados no Brasil concentram-se basicamente em analisar as formas de punição e repressão, deixando de lado as formas preventivas de se coibir a corrupção. Defende-se neste trabalho que a corrupção policial, por ser um dos principais fatores determinantes do aumento da violência e da criminalidade, segundo análise de alguns autores, tais como, Marcelo Cataldo, Marco Antonio Veneziani, e Nathalie Teyssonneyre, é um sério problema de gerência com o qual se defronta qualquer autoridade governamental ou executiva das polícias atualmente. Esse autores, defendem que a corrupção policial aparece como fator determinante do aumento da violência por dois principais motivos. Primeiro, devido à uma certa permissividade com que é vista entre a corporação, algo corriqueiro, sem valor ético ou moral. O segundo ponto diz respeito à impunidade, uma vez que as apurações dos delitos muitas vezes não são conclusivas. (CATALDO; VENEZIANI; TEYSSONNEYRE, 2009) Assim como ocorre na repressão ao crime cometido por cidadão comum, as formas reativas de combate à corrupção policial demandam mais recursos financeiros e humanos. A prevenção à corrupção policial além de diminuir a incidência da prática de corrupção, ainda é mais barata e eficiente. Ainda que seja um planejamento a longo prazo, torna-se mais rápida em relação à um processo administrativo para punição de alguma conduta corrupta, que em muitas das vezes, terminam por ser arquivado, pelo advento da prescrição e nada contribui para a diminuição da corrupção.Após a análise dos modelos de combate à corrupção existentes, apontaremos as falhas e os pontos positivos, com a finalidade de chamar a atenção dos atuais gestores para o aperfeiçoamento de tais ações, visando combater o problema da corrupção de forma estratégica e específica. O estudo apresentado é requisito para conclusão do curso de Pós Graduação em Criminalidade e Segurança Pública com a titulação de especialista em Estudos da Criminalidade e Segurança Pública.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrupção policialpt_BR
dc.subjectCombate à corrupção policialpt_BR
dc.subjectCorregedorias de polícia de Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherCorrupção policialpt_BR
dc.subject.otherSegurança públicapt_BR
dc.titleA corrupção policial: um estudo sobre a atuação das corregedorias de polícia em Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estudos Criminalidade e Segur. Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_p_s_capa___folha_de_rosto___folha_de_aprova__o___.pdf63.42 kBAdobe PDFView/Open
monografia_p_s_final___10_12.pdf204.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.