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dc.contributor.advisor1Adson Eduardo Resendept_BR
dc.creatorJussara Cardoso Rajaopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T04:09:30Z-
dc.date.available2019-08-10T04:09:30Z-
dc.date.issued2012-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BGK9X-
dc.description.abstractThis study focuses on the impact caused by novice set designers and carpenters on the work of expert carpenters who are specialized in set building. With this purpose, this study has collected its empirical data in an important Art Production Center in Minas Geris, adopting the ergonomic work analysis methodology (EWA) and the theoretical framework offered by Dreyfus & Dreyfus among other authors. From the data analysis it became clear that the work carried out by specialist carpenters is complex and highly variable. This variability stems from: the characteristics of the artistic production, the different types of shows and for the lack of qualified personnel (both in the areas of set design and building), the variability of the raw materials and acquisition procedures involved and time pressure. In this context, this study argues that the experienced carpenters increase their stress and work load in the presence of novice colleagues due to both the inability of the later to deal with high variability levels and the need for the intervention of experienced workers in order to perform corrections and to transfer the tacit knowledge required for the execution of the projects. The study then concludes by considering how to minimize the stress and the pain caused by the increased acceleration, work load and stress for the finishing of set constructions in experienced carpenters, and offers suggestions related to the personnel hiring policy of art production centerspt_BR
dc.description.resumoEsse estudo busca compreender o impacto causado pelos projetistas e cenotécnicos inexperientes no trabalho do cenotécnico experiente. Para esse fim foram coletados dados empíricos em um Centro de Produção Artístico importante em Minas Gerais fazendo uso da metodologia de análise ergonômica do trabalho (AET) e a abordagem teórica oferecida por Dreyfus e Dreyfus entre outros. A partir da análise dos dados, percebeu-se que o trabalho do cenotécnico é complexo e altamente variável. Essa variabilidade aparece em decorrência: das características do processo de produção artística, passando pelos diferentes tipos de espetáculos, pela falta de mão-de-obra qualificada (tanto na área de projetos como na execução), pela variedade de materiais, processos de compras diferenciados e pressão temporal. Nesse contexto argumenta-se que cenotécnicos experientes aumentam o seu nível de estresse e carga de trabalho na presença de colegas inexperientes seja pela incapacidade desses últimos de lidar com a variabilidade do trabalho, seja pela necessidade dos experientes para realizar correções e para compartilhar o conhecimento tácito necessário para execução dos projetos. O estudo então conclui com considerações sobre como minimizar o estresse e dores causados pela aceleração do ritmo de trabalho para a finalização em tempo hábil dos projetos cenográficos, e oferece sugestões relativas à política de contratação de centros de produção artísticapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPressão temporalpt_BR
dc.subjectTrabalhadores novatospt_BR
dc.subjectConhecimento tácitopt_BR
dc.subjectProjetistas inexperientespt_BR
dc.subjectCenotécnicos experientespt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherStress ocupacionalpt_BR
dc.subject.otherErgonomiapt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleO impacto gerado por trabalhadores novatos em um centro de produção cenotécnicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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