Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4J66
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Renata Lucia Magalhaes de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leise Kelli de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Francisco Tadeu Moreira Cesário | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T01:25:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T01:25:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-22 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4J66 | - |
dc.description.resumo | Conforme abordado no desenvolvimento deste estudo de caso, a atividade de transporte no Brasil pode representar até cerca de 60% dos custos logísticos totais, sendo o modal rodoviário com participação de cerca de 60% da matriz do transporte brasileiro. E, nesse sentido, a busca por modos de transportes mais eficientes tem sido uma das estratégias utilizadas pelas empresas para disponibilizar produtos e serviços no tempo de consumo a fim de reduzir custos operacionais com a distribuição, movimentação e armazenagem e, consequentemente, alcançar e ou alavancar potenciais mercados consumidores. Dessa forma, a necessidade de um modo de transporte mais eficiente tem levado os prestadores de serviços de transportes à busca por técnicas de planejamento que propiciem o enxugamento das despesas e custos operacionais visando à oferta de um transporte mais competitivo em termos de custos e qualidade. Entretanto, além da busca por técnicas de planejamento, a integração dos elos envolvidos no processo logístico pode representar um importante diferencial de mercado quando os diferentes elos almejam disponibilizar serviços e produtos que superem a percepção de satisfação dos seus clientes. Pois, se por um lado clientes buscam transportes mais eficientes e responsivos, por outro lado os transportadores almejam a consolidação do processo de transporte para a minimização dos custos com a distribuição. E, a busca pela consolidação pode resultar em um transporte menos responsivo ou até mesmo mais dispendioso. Dessa forma, o uso de técnicas de consolidação aliado à integração entre clientes e transportadores podem propiciar uma análise detalhada das etapas do transporte e, consequentemente, permitir a busca por melhorias ou intervenções em etapas que podem representar o gargalo do transporte. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lead time | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Consolidação | pt_BR |
dc.subject.other | Logística | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte rodoviario de carga | pt_BR |
dc.title | Transporte rodoviário de cargas: análise do processo de consolidação e transferência de cargas via unidade centralizadora um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
estudo_de_caso___an_lise_do_processo_de_consolida__o__pr__textuais_.pdf | 115.17 kB | Adobe PDF | View/Open | |
estudo_de_caso___an_lise_do_processo_de_consolida__o.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.