Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4JTA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Estudo de viabilidade de palletização de cargas de farinha de trigo provenientes de importações da Argentina
Autor(es): Maicon Dangelo Antonio de Freitas
primer Tutor: Leise Kelli de Oliveira
Resumen: O Brasil é atualmente um dos maiores consumidores de trigo no mundo e não conseguiu para tanto, uma auto suficiência na produção deste cereal, o que o levou a ser um dos maiores importadores do produto em questão e seus derivados, em especial a farinha de trigo. Pode-se destacar o produto como um dos principais na balança comercial brasileira. Neste cenário teremos o surgimento de um principal parceiro na relação comercial do setor do trigo, a Argentina. O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a viabilidade, da palletização de cargas de farinha de trigo, que são manuseadas geralmente em sacarias de 50 e 25 quilos. O estudo será feito em uma cadeia de abastecimento de um Moinho argentino que tem filiais em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, no qual toda a estiva das sacarias, são feitas manualmente por estivadores terceirizados. Para o desenvolvimento do trabalho pretende-se demonstrar os aspectos históricos de Brasil e Argentina, destacando-se as rivalidades do passado e os acordos estabelecidos no MERCOSUL, onde ambos, saturados com o mercado mundial, tiveram que fortalecer os laços sul-americanos para a criação de um mercado comum. Serão demonstrados, os principais meios de transporte utilizados no escoamento da farinha de trigo argentina para o Brasil e será feita uma análise da oferta e demanda do trigo no MERCOSUL, bem como a demanda e oferta mundial que influencia diretamente nos preços praticados pelo mercado.
Abstract: Brazil is currently one of the largest consumers of wheat in the world and failed to do so, a high-sufficiency in the production of this cereal, which led to him being one of the largest importers of the product in question and its derivatives, in particular wheat flour. We can highlight the product as a major in the Brazilian trade balance. In this scenario we have the emergence of a major partner in the relationship sector trade of wheat, Argentina. This paper aims to demonstrate the feasibility or otherwise of the palletizing cargo of wheat flour, which are usually handled in sacks of 50 and 25 pounds. The study will be done in a supply chain of a mill that Argentina has branches in Minas Gerais, Sao Paulo and Rio de Janeiro, in which all the stowage of bags, are handmade by dockers outsourced. To develop the work we will show the historical aspects of Brazil and Argentina, especially the rivalries of the past and the agreements reached in MERCOSUR, where both the saturated world market, had to strengthen ties in South America to create a common market. Studies on the means of transport used and demonstration of supply and demand of wheat in the MERCOSUR, as well as global supply and demand which directly influences the prices charged by the market.
Asunto: Logística
Engenharia de transportes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4JTA
Fecha del documento: 23-may-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_final_maicon.pdf353.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.