Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C6GBJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Estudo de bombeamento de partículas grossas
Autor(es): Alisson Miler Vidal
Primeiro Orientador: George Eduardo Sales Valadao
Resumo: Nos últimos anos o transporte de polpas minerais via tubulação denominada mineroduto tem tido grande relevância nos projetos executados no Brasil e no mundo, principalmente as polpas de concentrado de minério de ferro. Somente em Minas Gerais existem dois minerodutos em operação (Samarco) e dois em fase de projeto e implantação de propriedade da Samarco e Anglo Ferrous Brasil, respectivamente. Em geral os principais minerodutos de concentrado de minério de ferro são de longa distância, com comprimento que varia de 100 a 500 km, e granulometria de 150um = 99,60% e 45um = 86,00%. Porém, outra alternativa de transporte são os minerodutos de curta distância com poucos quilômetros de comprimento e projetados para uma ampla faixa de sólidos com partículas finas e/ou grossas, 150um = 96,99% e 45um = 46,65%. O trabalho apresentado mostra ser tecnicamente e economicamente viável um mineroduto de curta distância com as características mostradas. Outro fator importante é a vantagem do mineroduto sobre outros modais, como exemplo a ferrovia que consome uma quantidade excessiva de combustível e mão de obra, elevando o custo operacional em aproximadamente US$ 15/tonelada.
Abstract: In the past few years the mineral slurry transportation using pipelines has been of great relevance in the projects run in Brazil and in the world, mainly the iron ore concentrate slurries. There are two pipelines in operation (Samarco) and two in the design phase and implementation owned by Samarco and Anglo Ferrous Brazil, respectively. In general, the main iron ore concentrate slurry pipelines are the long distance type, with length varying between 100 to 500 km, and granulometry of 150um = 99,60% e 45um = 86,00%. However, another alternative are the short distance pipelines, designed for a wide range of solids and containing fine and/or coarse particles 150um = 96,99% e 45um = 46,65%. The presented paper shows the technical and economical viability of short pipeline transportation with the properties showed above. Another important factor is the advantage of the pipeline against other modes, such as the railroad that consumes an excessive amount of fuel and labor, increasing operating costs by approximately US$ 15/tonnes.
Assunto: Engenharia de minas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C6GBJ
Data do documento: 18-Jul-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Engenharia de Recursos Minerais

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