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Type: Monografias de Especialização
Title: Leitura e produção de textos em sala de aula: uma abordagem semiótica
Authors: Edmilson Ribeiro Assis
First Advisor: Glaucia Muniz Proenca Lara
Abstract: Em toda a sociedade, comenta-se sobre o baixo nível de leitura nas escolas brasileiras. A possibilidade de acesso aos meios (suportes) de leitura aumentou com o desenvolvimento tecnológico, porém observa-se que tais recursos são mal aproveitados. As escolas públicas, por exemplo, nesta última década, têm sido providas de livros didáticos e paradidáticos, investimentos para compra de computadores e outros recursos tecnológicos, mas o desempenho dos alunos em leitura continua abaixo do razoável. Apontam-se, nas leituras e produções textuais dos discentes, problemas como o baixo nível de informação, o desconhecimento dos mecanismos linguísticos e discursivos de produção do sentido e a visão fragmentária da realidade, entre outros.Este trabalho, uma monografia preparada para o curso de especialização da Faculdade de Letras da UFMG, é uma oportunidade para refletirmos sobre a situação exposta acima e propormos a abordagem da teoria semiótica em sala de aula, não somente na análise de textos de alunos do ensino médio pelos professores (o que foi feito aqui), mas também como conteúdo de estudo no currículo dos alunos, contribuindo, assim, para sua formação enquanto leitores. Algumas categorias da semiótica, oriundas do percurso gerativo de sentido, podem ser utilizadas para o que aqui se propõe, como, por exemplo, as oposições semânticas de base, as relações entre sujeitos e objetos de valor, temas e figuras, as projeções actanciais (de pessoa), de modo a explicitar as estruturas subjacentes à superfície textual. Todas essas noções são formas bem costuradas para representar o mundo através da linguagem, constituindo, dessa forma, um simulacro do mundo real. O corpus utilizado para aplicação da teoria semiótica consiste em textos de alunos do ensino médio.
Abstract: In all society has been commeted about the reading low level in Brazilian schools The possibility of accesss to the means of reading has been noted that such resources are not being recovered very well. At the public schools for instance, inthis last decade they have been provided wth didact and paradidact books, investiments for purchasing of computers and other technologycal resources rather than the performance of students in reading is reasonable low. It has been demonstrated in reading and textual prduction of them, problemas with low information level, the ignorance of linguistic mechanism and discursive of sense and the reality fragmentary vision among others.This paper a monography prepared for the specialization course of Faculdade de Letras da UFMG is a good opportunity for considering about the situation posed above and we propose the semiotic theory approach in classroom not only in student text analysis from teachers (il has already done here), but also as a content of stupy in students' resume, contributing in this manner to their formation as readers. Some categories coming from gerative way of sense can be used for wath it has been proposed here like for example fundamental semantic opposition; the relations btween subjet and objects of value,theme, pictures, person projections so that to explicit the subjacent struture to the textual surface. All this notions are sharpes well sewed torepresent the word through the idiom thus constituting a simulacrum of actual word: the corpus used for instrument in semiotic theory consists in student text of first learning degree.
Subject: Semiótica
Língua portuguesa Estudo e ensino
Produção de textos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSEXM
Issue Date: 6-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

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