Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9GQ7
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Sexualidade na adolescência: contribuições de uma sequência de atividades com caráter investigativo para o desenvolvimento das concepções sobre a diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero em alunos do 8º ano do ensino fundamental
Autor(es): Rosangela Castilho Ferreira Motta
primer Tutor: Simone de Araujo Esteves Santana
Resumen: Neste trabalho, o objetivo é analisar as contribuições de uma sequência de atividades, próxima da abordagem investigativa, para o desenvolvimento das ideias dos alunos do 8º ano do ensino fundamental sobre sexualidade, especificamente, acerca da diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática contendo atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, de filme e de pesquisa escolar. Antes da sequência didática, foi aplicado um questionário inicial para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida de atividades do tipo: pesquisas bibliográficas, estudo de textos, filme, questões escritas, roda de discussão para verificar se houve desenvolvimento das ideias e das atitudes relativas à sexualidade, sexo, gênero, orientação sexual. Juntamente com a aplicação dos questionários inicial e final, essas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. Alguns aspectos foram considerados, como conceitos equivocados no questionário inicial, por exemplo, de orientação sexual e de identidade de gênero, que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se, nas atividades finais, a formação de conceitos e atitudes mais elaboradas, argumentações mais significativas, e declarações e posturas menos preconceituosas e limitadas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, foram constatadas algumas limitações que pude perceber ao questionar aos alunos sobre sexo, uma vez que o termo ainda era referido por eles somente como ato sexual e não como semelhante à dimensão biológica que define o que é macho e o que é fêmea.
Asunto: Educação sexual
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9GQ7
Fecha del documento: 10-jul-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia___10.09.2013___ros_ngela___entregue_ao_enci.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.