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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9GQ7
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Simone de Araujo Esteves Santana | pt_BR |
dc.creator | Rosangela Castilho Ferreira Motta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T16:56:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T16:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9GQ7 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, o objetivo é analisar as contribuições de uma sequência de atividades, próxima da abordagem investigativa, para o desenvolvimento das ideias dos alunos do 8º ano do ensino fundamental sobre sexualidade, especificamente, acerca da diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática contendo atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, de filme e de pesquisa escolar. Antes da sequência didática, foi aplicado um questionário inicial para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida de atividades do tipo: pesquisas bibliográficas, estudo de textos, filme, questões escritas, roda de discussão para verificar se houve desenvolvimento das ideias e das atitudes relativas à sexualidade, sexo, gênero, orientação sexual. Juntamente com a aplicação dos questionários inicial e final, essas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. Alguns aspectos foram considerados, como conceitos equivocados no questionário inicial, por exemplo, de orientação sexual e de identidade de gênero, que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se, nas atividades finais, a formação de conceitos e atitudes mais elaboradas, argumentações mais significativas, e declarações e posturas menos preconceituosas e limitadas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, foram constatadas algumas limitações que pude perceber ao questionar aos alunos sobre sexo, uma vez que o termo ainda era referido por eles somente como ato sexual e não como semelhante à dimensão biológica que define o que é macho e o que é fêmea. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Sexualidade na adolescência: contribuições de uma sequência de atividades com caráter investigativo para o desenvolvimento das concepções sobre a diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero em alunos do 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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monografia___10.09.2013___ros_ngela___entregue_ao_enci.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
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