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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DPEET
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | As representações sociais de educação ambiental dos entes sociais participantes atuantes da elaboração do programa estadual de educação ambiental em Minas Gerais - COMFEA |
Authors: | Frederico Pecorelli de Oliveira |
First Advisor: | Márcia Andréa Nogueira Magalhães |
Abstract: | O presente trabalho monográfico teve como objetivo investigar, através da análise documental, as concepções contidas nas representações sociais de Educação Ambiental feitas pelos atores sociais, representantes de instituições públicas que participaram do CONFEA produzindo o Programa Estadual, procurando identificar as possíveis relações entre o disposto pelos documentos de referência internacional e nacional sobre os princípios norteadores da Educação Ambiental.O conceito de representação social utilizado nesta dissertação se refere à modalidade particular do conhecimento, o saber do senso comum, constituído por um conjunto de informações, crenças, opiniões e atitudes partilhadas por um grupo a respeito de um dado objeto social (Moscovici, 1978). Assim, procurou-se neste trabalho levantar elementos que nos permitissem analisar os contextos socio-hitóricos em que se situam as representações sociais da questão socioambiental, do CONFEA e que produziu o Programa Estadual de EA. Neste sentido, uma questão, que se problematizou, principalmente, no que diz respeito À elaboração e implementação de políticas públicas de Educação Ambiental no Estado de Minas Gerais, no contexto da CONFEA, realizada de 2000 a 2005, foi a de quais concepções de EA estariam contidas nas representações sociais dos atores sociais que participam da elaboração dessas políticas? Seriam as políticas por eles propostas, baseadas numa perspectiva que contemple a dimensão objetiva e subjetiva dos sujeitos e grupos sociais para os quais estas políticas são voltadas? As representações sociais de Educação Ambiental desses atores sociais pautadas pela discussão mais ampla da Questão Socioambiental? Para investigar tais questões, optou-se neste trabalho pela metodologia da análise documental, baseada no levantamento do conteúdo de quatro documentos principais, produzidos ao longo dos encontros da CONFEA, realizados em Minas Gerais no período de 2000 a 2005. Constatou-se que muitos desses documentos não apresentam uma única concepção de Educação Ambiental, mas hibridismos conceituais, considerando-se as categorias de análise contempladas. |
Subject: | Educação ambiental Políticas públicas |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DPEET |
Issue Date: | 15-Dec-2005 |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas Públicas |
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