Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9E5FLY
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Treinamento como estratégia para o desenvolvimento organizacional: uma análise na empresa Alba Táxi Aéreo Ltda
Autor(es): Fabiana Moura de Oliveira Rocha
Primeiro Orientador: Antonio Del Maestro Filho
Primeiro membro da banca : Devanir Vieira Dias
Resumo: O objetivo deste estudo é mostrar até que ponto o treinamento contribui para o desenvolvimento organizacional, demonstrando a importância do processo de treinamento como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e sucesso da organização. O treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas criativas e inovadoras, a fim de ajudar a organização e contribuir para o objetivo de se tornar cada vez mais competitiva. O treinamento desenvolve algumas mudanças de habilidades como conhecimentos, atitudes e comportamento, para que os colaboradores sejam mais produtivos, mudando o que eles conhecem em relação ao seu trabalho, mostrando novos meios de realizá-lo. Assim, o processo de desenvolvimento organizacional decorre dos impactos causados pelas mudanças e estas, por sua vez, demandam transformações principalmente de comportamento, o que está diretamente ligado ao conhecimento, habilidades e atitudes das pessoas. Após a elaboração de um referencial teórico em que se conceituaram aspectos do Treinamento, como suas etapas, assim como aspectos do Desenvolvimento Organizacional, desenvolveu-se um estudo de caso, utilizando como metodologia de coleta de dados a aplicação de entrevista aos colaboradores da empresa objeto de estudo. Os resultados da pesquisa indicaram que o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor as pessoas e as organizações, pois, mesmo com toda tecnologia que possa existir, o ser humano ainda é fator decisivo para o sucesso das empresas. Quanto mais envolvidos e preparados estiverem, mais contribuirão para o sucesso da organização e, consequentemente, novas oportunidades vislumbradas.
Abstract: The aim of this study is to show the importance of the Training process as a strategy tool of development and successes of a Corporation. Training is considered a way for developing persons in order to improve their productivity, creativity, innovation as a contribution for keeping and/or become the Corporation competitive. The Training develops some abilities or skills changes such as attitudes and behavior so that the employs can be more capable, finding new ways. The Corporation development process comes from the changes impact. Transformations are required mainly on employs behavior that is directly related to their knowledge, ability and attitudes. After a theoretical referential preparation, where Training aspects were regarded such as its methods and organizational development aspects, a case was prepared by interviewing the Corporation employs who were considered as the key of the study. The research results pointed out the Training as an efficient way of adding value on employs and Corporations. Technology is welcomed, however the more human duly prepared and involved, the more opportunities will be reached.
Assunto: Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9E5FLY
Data do documento: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fabiana_rocha___revis_o_final.pdf561.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.