Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5F7C
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
Authors: Juliana Storino Pereira Costa
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Co-advisor: Gladys Agmar Sa Rocha
First Referee: Raquel Márcia Fontes Martins
Second Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Abstract: A pesquisa que se relata nesta dissertação teve por objetivo a análise do processo de aprendizagem da língua escrita por crianças de uma rede municipal em que se desenvolve um projeto de formação continuada de professores. A pergunta que orientou a pesquisa foi: Em situações em que há um empenho coletivo e uma atuação permanente para que os alunos obtenham resultados satisfatórios de aprendizagem, há alunos que fracassam? e se há, por que fracassam? Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a influência do projeto de formação continuada sobre os resultados dos alunos. A metodologia foi a análise longitudinal da aprendizagem da língua escrita pelas crianças, tendo como fonte os resultados de avaliações em provas diagnósticas promovidas pela própria rede municipal e provas externas, estaduais e nacionais, ao longo do período de 2008 a 2011. A análise dos dados voltou-se para a trajetória de alunos com resultados insatisfatórios, buscando-se as relações de baixo desempenho com a atuação dos professores, com as características das escolas e com as condições culturais, socioeconômicas e familiares dos alunos. Os dados evidenciaram que os resultados dos alunos se explicam por ocorrências de evasão e retenção, e por condições que extrapolam as paredes das escolas. No entanto, os dados evidenciaram também que o baixo desempenho no início da escolarização foi sendo superado ao longo dos anos, restando, ao final do período estudado, poucos alunos com persistência do mau desempenho.
Abstract: The aim of the research reported in this thesis was to analyze the learning process of written language by children in a municipal web where a project of in-service teacher development is in course. The questions that guided this research were: In situations where there is a collective effort and permanent action so that the students obtain satisfactory learning results, are there students who fail? In case there are, why do they fail? Thus, the purpose of this research was to verify the influence of the in-service teacher development project on students learning results. The methodology adopted was longitudinal analyses of the learning process of written language, having as a source the results of assessment through internal diagnostic tests, promoted by the municipal web itself, and external tests, created by state and national authorities, during the period between 2008 and 2011. Data analysis turned to the trajectory of students who got unsatisfactory results, in order to find the relationship between poor performance and teachers procedures, school features, and students cultural, socioeconomic and family status. Data demonstrated that students results are due to evasion and retention, and to conditions which lie outside school walls. However, data also showed that poor performance in the beginning of schooling was gradually overcome, leaving, at the end of the period studied, only a few students with persistence of bad performance.
Subject: Alfabetização  
Fracasso escolar  
Escolas publicas  
Educação de crianças
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5F7C
Issue Date: 26-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_juliana__1.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.