Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKCW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Metodologia para o ensino da ilustração infantil: reflexões e complementações
Autor(es): Juliane Assis Figueiredo
primer Tutor: Rita Lages Rodrigues
primer miembro del tribunal : Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Resumen: Esta pesquisa pretende ser um subsídio teórico e prático tanto para professores quanto para alunos interessados na arte da ilustração. Ela faz a apresentação de uma metodologia de ensino da ilustração infantil para jovens e adultos, descrevendo suas atividades práticas e parte de sua teoria. Posteriormente a essa etapa, são selecionados alguns pontos relevantes, positivos e/ou negativos do conteúdo apresentado, para se fazer uma reflexão sobre eles, através de análise e crítica. Nessas reflexões, fazem-se readaptações à metodologia aplicada aos alunos do CENEX/EBA, em 2006. Alguns itens da teoria são estudados e complementados em seu conteúdo a fim de trazer uma outra maneira de expor o assunto. Novas sugestões de atividades práticas também são propostas. As readaptações metodológicas pretendem contribuir, para que o ensino da ilustração infantil aconteça de uma forma mais consistente e eficiente. Elas tentam fazer com que o aluno desenvolva sua criatividade para elaborar imagens, pensando nas inúmeras possibilidades gráficas, plásticas, físicas, visuais existentes nas interações entre texto, imagem e suporte. As complementações na metodologia em questão buscam um conteúdo teórico que privilegie a parte formal e conceitual da ilustração. São maneiras de enriquecer o repertório visual do aluno e trazer informações sobre o processo criativo do ilustrador, ajudando-o em sua própria concepção de imagens. Da mesma forma, as complementações na parte prática procuram apresentar atividades que favoreçam a intimidade do aluno com o ato de ilustrar e possibilite a ele desenvolver sua originalidade para criação de imagens.
Abstract: This research intends to be a theoretical and practical subsidy for both teachers and students interested in the art of illustration. It makes the presentation of a methodology of teaching illustration for teenagers and adults, describing its practical activities and part of its theory. After, some relevant points are selected, both positive and/or negative, in order to a make an analytical and critical reflection on them. In these reflections, readaptations are made on the methodology applied to students from CENEX/EBA, in 2006. Some items of theory are studied and complemented in its contents in order to bring another way of putting it. New suggestions for practical activities are also proposed. The methodological readaptations are intended to contribute for the teaching of children's illustration to happen more consistently and efficiently. It tries to get the students to develop their creativity to produce images, thinking in the multiples graphic, plastic, visual and physical possibilities existing in the interactions between text, image and support. The additions in the methodology seek a theoretical content that privileges the formal and conceptual part of the illustration. These are ways to enhance the visual repertoire of the student and provide information about the creative process of the illustrator, helping him to design your own images. Likewise, the additions in the practice seeks to present activities that foster the intimacy of the student with the act of illustrating and allow him to develop his originality for the images creation.
Asunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKCW
Fecha del documento: 14-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_juliane_assis_figueiredo_ita__1_.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.