Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas? |
Authors: | Marcia Bittencourt Pereira de Castro |
First Advisor: | Joao Augusto Cristeli de Oliveira |
First Referee: | Antonia Dolores Belico Soares |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6 |
Issue Date: | 14-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marciabpc_monografia.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.