Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6
Type: Monografias de Especialização
Title: O ensino do desenho nos primeiros anos da educação infantil: apenas garatujas?
Authors: Marcia Bittencourt Pereira de Castro
First Advisor: Joao Augusto Cristeli de Oliveira
First Referee: Antonia Dolores Belico Soares
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: O objetivo deste trabalho foi analisar como o ensino do desenho contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e artístico das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Riccardo Medioli, em Conselheiro Lafaiete, MG, em uma turma do maternal. Os dados foram coletados com a finalidade de averiguar as ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente da creche, e teve como foco o ensino do desenho e sua importância no processo de ensino e aprendizagem; bem como refletir sobre as metodologias utilizadas pela pesquisadora antes e depois do curso de Especialização em Artes Visuais. A partir das observações de campo, conclui-se que, ensinar é um processo dinâmico e contínuo, no qual teoria e prática se determinam na relação professor/aluno, e, portanto, reforça a importância da ação/reflexão/ação para uma aprendizagem efetiva.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKU6
Issue Date: 14-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marciabpc_monografia.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.