Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2H84
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Abrindo horizontes para a Arte através do desenho: uma experiência na Escola Estadual General Oswaldo Pinto da Veiga - Conselheiro Lafaiete
Autor(es): Adelza Mendes Dias Franca
Primeiro Orientador: Antonia Dolores Belico Soares
Primeiro membro da banca : Joao Augusto Cristeli de Oliveira
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Oswaldo Pinto da Veiga (Conselheiro Lafaiete) em uma turma do Projeto Tempo Integral com alunos do 4º e 5º anos. O objetivo da pesquisa era acompanhar o planejamento, desenvolvimento e conclusão de uma proposta de ensino de Artes Visuais que teve como referência a técnica desenho. Tal proposta consistiu em apresentar aos alunos o trabalho de alguns artistas plásticos, desenvolver o pensamento, a sensibilidade, o sentimento estético, a criatividade e a socialização dos educandos através dos desenhos. Para a realização do trabalho foram apresentadas obras de artistas plásticos como Romero Britto (Arte Pop), Carlos Scliar e Tarsila do Amaral (Modernismo). Os alunos fizeram desenhos à vista das obras dos artistas escolhidos, que despertaram prazer em desenhar e também ajudaram a manifestar em alguns alunos a perspectiva de se tornarem artistas plásticos no futuro. Também foram feitos desenhos de livre-expressão baseados na experiência de cada aluno, nos quais se revelaram sentimentos e experiências pessoais diversas.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2H84
Data do documento: 15-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adelza_mendes_texto_corrigido_ap_s_defesa.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.