Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2H84
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Abrindo horizontes para a Arte através do desenho: uma experiência na Escola Estadual General Oswaldo Pinto da Veiga - Conselheiro Lafaiete |
Authors: | Adelza Mendes Dias Franca |
First Advisor: | Antonia Dolores Belico Soares |
First Referee: | Joao Augusto Cristeli de Oliveira |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Oswaldo Pinto da Veiga (Conselheiro Lafaiete) em uma turma do Projeto Tempo Integral com alunos do 4º e 5º anos. O objetivo da pesquisa era acompanhar o planejamento, desenvolvimento e conclusão de uma proposta de ensino de Artes Visuais que teve como referência a técnica desenho. Tal proposta consistiu em apresentar aos alunos o trabalho de alguns artistas plásticos, desenvolver o pensamento, a sensibilidade, o sentimento estético, a criatividade e a socialização dos educandos através dos desenhos. Para a realização do trabalho foram apresentadas obras de artistas plásticos como Romero Britto (Arte Pop), Carlos Scliar e Tarsila do Amaral (Modernismo). Os alunos fizeram desenhos à vista das obras dos artistas escolhidos, que despertaram prazer em desenhar e também ajudaram a manifestar em alguns alunos a perspectiva de se tornarem artistas plásticos no futuro. Também foram feitos desenhos de livre-expressão baseados na experiência de cada aluno, nos quais se revelaram sentimentos e experiências pessoais diversas. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2H84 |
Issue Date: | 15-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adelza_mendes_texto_corrigido_ap_s_defesa.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.