Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2JSX
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A prática da pintura no Ensino Fundamental: relato de uma experiência na E. E. Maria de Magalhães
Autor(es): Angelica Rodrigues Marques Maximiano
Primeiro Orientador: Fabiana De Lucca Munaier
Primeiro membro da banca : Geraldo Freire Loyola
Resumo: Considerando-se o ensino das Artes Visuais como uma disciplina indispensável na escola, bem como um elemento da cultura de uma sociedade que está presente na vida das pessoas, esta pesquisa vem apresentar um relato de uma experiência vivenciada na E.E. Maria de Magalhães: A prática da pintura nas séries finais do ensino fundamental. Percebendo que a arte pode contribuir na formação integral do indivíduo, faz-se necessário que ele não só obtenha informações sobre ela, nem somente a aprecie, mas que ele possa criar e experimentar fazer arte. Este trabalho tem um embasamento teórico no estudo da História da pintura, passando também pela citação de alguns suportes e tintas utilizáveis na prática da pintura escolar. O estudo tem por objetivo mostrar a prática da pintura na escola, seus desafios e também resultados. A metodologia da pesquisa consiste em dados históricos, pesquisa de materiais e relato de experiência vivida. Em síntese, concluí-se que é papel do professor e da escola, oportunizar ao aluno vivências que contribuirão para a construção de conhecimento embasada na sensibilidade, na criatividade e na expressividade.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2JSX
Data do documento: 14-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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