Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAGHA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Intervenções pedagógicas para o ensino de Artes Visuais na educação infantil no Centro de Desenvolvimento da Criança - Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Marilza Dutra das Merces Costa
Primeiro Orientador: Lincoln Volpini Spolaor
Primeiro membro da banca : Maurilio Andrade Rocha
Resumo: Este trabalho iniciou-se durante uma pesquisa de campo realizada no Centro de Desenvolvimento da Criança Universidade Federal de Minas Gerais (CDC/UFMG), fundamentada em propostas contemporâneas, para o Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil, a partir das indagações da pesquisadora enquanto docente de alfabetização no CDC/UFMG e estudante do curso de graduação em Artes Visuais na Escola Guignard, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em 2002. Afinal, como ensinar artes visuais na escola para crianças de três meses a seis anos? O que ensinar? Na escola, o conteúdo de arte, mesmo obrigatório por lei, é muitas vezes empobrecido, potencial desvitalizado, perde o valor educativo e é reduzido a atividades mecânicas, de treino de habilidades motoras ou simplesmente atividades recreativas que reeditam modelos equivocados, com recursos escassos e em horários insuficientes. Essas situações, em geral, escapam às intenções do docente, que procura fazer o melhor. Uma das causas desse problema tem sua origem na formação do docente, desde o início de sua escolarização. Para melhor compreender o Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil e inserir a disciplina do ensino de Artes Visuais no CDC/UFMG, a metodologia desta pesquisa foi baseada na analise dos fundamentos que orientam esse ensino para promover a reflexão sobre teoria e prática através de uma pesquisa qualitativa, com intervenção direta junto à criança e ao grupo estudado. Necessitou-se rever o papel do ensino das artes visuais no desenvolvimento do educando considerando as necessidades do mundo contemporâneo, fez-se um paralelo entre a formação e função do professor em sala de aula. Para a coleta de dados, utilizou-se anotações, fotos e entrevistas. Desenvolveu-se oficinas de sensibilização, teoria e produção de arte para docentes e crianças da escola. Promoveu-se seminários, para compreensão e análise de algumas propostas e estratégias de ensino voltadas à prática docente em sala de aula. Buscou-se a reflexão sobre questões do planejamento discutindo alguns critérios para a seleção e organização dos conteúdos e algumas questões metodológicas, bem como formas e instrumentos para avaliação em artes visuais. Este estudo traz algumas experiências didáticas desenvolvidas com o propósito de compreensão e aplicação dos temas estudados.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAGHA
Data do documento: 13-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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