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dc.contributor.advisor1Lincoln Volpini Spolaorpt_BR
dc.contributor.referee1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.creatorMarilza Dutra das Merces Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T21:55:08Z-
dc.date.available2019-08-09T21:55:08Z-
dc.date.issued2013-12-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAGHA-
dc.description.resumoEste trabalho iniciou-se durante uma pesquisa de campo realizada no Centro de Desenvolvimento da Criança Universidade Federal de Minas Gerais (CDC/UFMG), fundamentada em propostas contemporâneas, para o Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil, a partir das indagações da pesquisadora enquanto docente de alfabetização no CDC/UFMG e estudante do curso de graduação em Artes Visuais na Escola Guignard, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em 2002. Afinal, como ensinar artes visuais na escola para crianças de três meses a seis anos? O que ensinar? Na escola, o conteúdo de arte, mesmo obrigatório por lei, é muitas vezes empobrecido, potencial desvitalizado, perde o valor educativo e é reduzido a atividades mecânicas, de treino de habilidades motoras ou simplesmente atividades recreativas que reeditam modelos equivocados, com recursos escassos e em horários insuficientes. Essas situações, em geral, escapam às intenções do docente, que procura fazer o melhor. Uma das causas desse problema tem sua origem na formação do docente, desde o início de sua escolarização. Para melhor compreender o Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil e inserir a disciplina do ensino de Artes Visuais no CDC/UFMG, a metodologia desta pesquisa foi baseada na analise dos fundamentos que orientam esse ensino para promover a reflexão sobre teoria e prática através de uma pesquisa qualitativa, com intervenção direta junto à criança e ao grupo estudado. Necessitou-se rever o papel do ensino das artes visuais no desenvolvimento do educando considerando as necessidades do mundo contemporâneo, fez-se um paralelo entre a formação e função do professor em sala de aula. Para a coleta de dados, utilizou-se anotações, fotos e entrevistas. Desenvolveu-se oficinas de sensibilização, teoria e produção de arte para docentes e crianças da escola. Promoveu-se seminários, para compreensão e análise de algumas propostas e estratégias de ensino voltadas à prática docente em sala de aula. Buscou-se a reflexão sobre questões do planejamento discutindo alguns critérios para a seleção e organização dos conteúdos e algumas questões metodológicas, bem como formas e instrumentos para avaliação em artes visuais. Este estudo traz algumas experiências didáticas desenvolvidas com o propósito de compreensão e aplicação dos temas estudados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleIntervenções pedagógicas para o ensino de Artes Visuais na educação infantil no Centro de Desenvolvimento da Criança - Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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