Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJET
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimento |
Autor(es): | Terezinha Aparecida Lopes |
Primeiro Orientador: | Melissa Etelvina Oliveira Rocha |
Primeiro membro da banca : | Rita Lages Rodrigues |
Resumo: | O homem é um ser ativo e pensante capaz de transformar o meio e dar sentido aos conhecimentos adquiridos em suas relações. O ato de aprender é comum a todo individuo e o mesmo se dá principalmente por meio dos aspectos biológicos, ambientais e psicológicos. O conhecimento se dá por meio do contato do indivíduo com o objeto que, a partir de então, atribui-lhe significado. Ao dialogar com o mesmo, apropria-se dele e o torna significante. Esse significante se transforma em saber e é construído por meio da ação que o individuo tem sobre o conhecimento possuído, porém tal situação acontece de maneira particular e em tempos e formas diferenciados. Observa-se também que a maturação interfere de modo positivo no processo de construção do conhecimento, ou seja, é necessário que o organismo esteja preparado para a recepção e ancoragem de novos conhecimentos e saberes. Quando o sujeito não responde aos estímulos do meio de modo satisfatório, compreende-se que há uma interferência no processamento das informações provenientes do ambiente que o circunda, bem como da forma como o mediador participa desse processo. Portanto, nesse sentido o processo de construção do saber artístico é um fator a ser considerado no âmbito das aprendizagens bem como a atuação do educador que é imprescindível no processo de construção do conhecimento, identificação, intervenção e mediação, por meio de sua observação e olhar diferenciados. |
Abstract: | The man is an active and thinking being able to change their environment and make sense of the knowledge acquired in their relationships. The act of learning is common to every individual and it is mainly through the biological, environmental and psychological aspects. The knowledge occurs through contact with the individual object that, from then on, gives it meaning. To engage with it, appropriates and makes it significant. This becomes significant knowledge and is built through action that the individual has about the knowledge possessed, but such a situation happens in a particular way and at various times and ways. It is also observed that maturation interferes positively in the knowledge construction process, it is necessary that the body is prepared to receive and anchor new knowledge and techniques. When the subject does not respond to stimuli from the environment in a satisfactory manner, it is understood that there is an interference in the processing of information from the environment that surrounds it, and the way the mediator participates in this process. So in that sense the process of knowledge construction art is a factor to be considered in the context of learning and the role of the educator is essential in the construction of knowledge, identification, intervention and mediation, through its observation and look differentiated. |
Assunto: | Artes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJET |
Data do documento: | 14-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_terezinha_aparecida_2013.pdf | 5.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.