Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJET
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melissa Etelvina Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Rita Lages Rodriguespt_BR
dc.creatorTerezinha Aparecida Lopespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T10:40:37Z-
dc.date.available2019-08-13T10:40:37Z-
dc.date.issued2014-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAJET-
dc.description.abstractThe man is an active and thinking being able to change their environment and make sense of the knowledge acquired in their relationships. The act of learning is common to every individual and it is mainly through the biological, environmental and psychological aspects. The knowledge occurs through contact with the individual object that, from then on, gives it meaning. To engage with it, appropriates and makes it significant. This becomes significant knowledge and is built through action that the individual has about the knowledge possessed, but such a situation happens in a particular way and at various times and ways. It is also observed that maturation interferes positively in the knowledge construction process, it is necessary that the body is prepared to receive and anchor new knowledge and techniques. When the subject does not respond to stimuli from the environment in a satisfactory manner, it is understood that there is an interference in the processing of information from the environment that surrounds it, and the way the mediator participates in this process. So in that sense the process of knowledge construction art is a factor to be considered in the context of learning and the role of the educator is essential in the construction of knowledge, identification, intervention and mediation, through its observation and look differentiated.pt_BR
dc.description.resumoO homem é um ser ativo e pensante capaz de transformar o meio e dar sentido aos conhecimentos adquiridos em suas relações. O ato de aprender é comum a todo individuo e o mesmo se dá principalmente por meio dos aspectos biológicos, ambientais e psicológicos. O conhecimento se dá por meio do contato do indivíduo com o objeto que, a partir de então, atribui-lhe significado. Ao dialogar com o mesmo, apropria-se dele e o torna significante. Esse significante se transforma em saber e é construído por meio da ação que o individuo tem sobre o conhecimento possuído, porém tal situação acontece de maneira particular e em tempos e formas diferenciados. Observa-se também que a maturação interfere de modo positivo no processo de construção do conhecimento, ou seja, é necessário que o organismo esteja preparado para a recepção e ancoragem de novos conhecimentos e saberes. Quando o sujeito não responde aos estímulos do meio de modo satisfatório, compreende-se que há uma interferência no processamento das informações provenientes do ambiente que o circunda, bem como da forma como o mediador participa desse processo. Portanto, nesse sentido o processo de construção do saber artístico é um fator a ser considerado no âmbito das aprendizagens bem como a atuação do educador que é imprescindível no processo de construção do conhecimento, identificação, intervenção e mediação, por meio de sua observação e olhar diferenciados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectSaber artísticopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleO ensino de Artes e suas vertentes na construção do conhecimentopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_terezinha_aparecida_2013.pdf5.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.