Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KPQP4
Type: Monografias de Especialização
Title: Histórias em quadrinhos: narrativas visuais e sua utilização no ensino
Authors: Eliete Millen Rodrigues
First Advisor: Verona Campos Segantini
First Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: Este trabalho traz reflexões acerca de abordagens dos quadrinhos como expressão artística e a sua utilização em diferentes disciplinas no ensino. As histórias em quadrinhos utilizadas no ensino podem propiciar uma maior aproximação dos alunos com as diferentes linguagens e expressões das Artes Visuais. A monografia teve por objetivo apresentar aspectos da trajetória das Histórias em Quadrinhos e trazer à tona uma experiência em sala de aula com a utilização da arte sequencial no ensino. Desse modo, objetiva despertar o interesse, a apreciação e promoção do conhecimento do aluno sobre Arte Sequencial além de se fazer pesquisa com 25 (vinte e cinco) professores da rede publica Estadual de Governador Valadares. Foram produzidas histórias em quadrinhos em uma oficina realizada com um grupo de alunos do 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental da escola Estadual Abilio Rodrigues Patto. A proposta da oficina seria a aproximação dos alunos com esse tipo de arte e a criação de personagens, tirinhas, comicks books, apresentando textos e referências visuais e também as variadas narrativas.As ações propostas para desenvolver com os alunos partem de três princípios, apreciar arte, discutir e contextualizar arte e criar arte.
Abstract: This paper brings reflections of approaches of Comics as Artistic Expression as their use in different subjects in teaching. Comics books used in teaching can proximity to the students to different languages and expression of Visual Arts. The monograph has an objective to present aspects of trajectory Comics and bring an experience in the classroom with the use of Sequential Art in Education. This way intending to bring awakening, interest, appreciation to promote students knowledge about Sequential Art. Other than researching with a 25 (twenty five) teachers that belongs a public school from Governador Valadares. Comics books were produced in a workshop held with a group of students from eight and ninth yeas of Abílio Patto School. The proposed workshop is efuse students with this kind of Art and create characters, comics strips, book comics presenting texts and visual references and also varied narratives. The action proposed to develop with students three principles: enjoy art, discuss and contextualize art.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KPQP4
Issue Date: 14-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_da_eliete_2013.pdf4.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.