Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação para a vida: filosofia e educação a partir da terceira consideração extemporânea de Nietzsche
Autor(es): Rivaldo Mangueira Maciel Junior
primer Tutor: Rogerio Antonio Lopes
primer miembro del tribunal : Miguel Angel de Barrenechea
Segundo miembro del tribunal: Olimpio Jose Pimenta Neto
Resumen: O presente trabalho investiga o tema da educação, associando-o à ideia de formação nas obras do jovem Nietzsche, em especial na terceira Consideração Extemporânea, intitulada Schopenhauer como educador. Para tanto, adota-se como fio condutor o ideal nietzscheano de uma prática filosófica e um ensino voltados para a vida, assim como o papel de uma figura exemplar de homem e de educador, tal como Nietzsche enxergava à época em Schopenhauer. A partir da terceira Extemporânea, interessa mostrar como Nietzsche - dentro do âmbito que lhe foi tão peculiar de crítico da cultura moderna - entende e desenvolve o conceito de formação (Bildung) dos indivíduos, a forma como o filósofo relaciona-se com o ideal de excelência (perfeccionismo), reforçando, acima de tudo, a função estratégica da filosofia e da exemplaridade dos homens superiores em tudo o que se refere à educação intelectual e moral dos indivíduos.
Abstract: This paper investigates the issue of education, associating it with the idea of training the young Nietzsche's works, especially in Third Untimely Meditations entitled Schopenhauer as Educator. Therefore, it is adopted as a common thread the Nietzschean ideal of a philosophical practice and teaching geared for life, as well as the role of an exemplary figure of man and educator, as Nietzsche saw the time Schopenhauer. From the third Untimely Meditations, it is interested in showing how Nietzsche - within the context that it was so peculiar critic of modern culture - understands and develops the concept of formation (Bildung) of individuals, how the philosopher relates to the ideal of excellence (perfectionism), reinforcing, above all, the strategic role of philosophy and exemplary of the superior men in all that refers to the intellectual and moral education of individuals.
Asunto: Educação
Filosofia
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRFXV
Fecha del documento: 21-feb-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_rivaldo_mangueira_maciel_j_nior.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.