Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNN4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudia Regina dos Anjospt_BR
dc.contributor.referee1Verona Campos Segantinipt_BR
dc.creatorMaicon Araújo Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T10:57:19Z-
dc.date.available2019-08-14T10:57:19Z-
dc.date.issued2014-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNN4-
dc.description.resumoO ensino de artes visuais para cegos ainda causa estranheza para muitos. Diante disso o presente trabalho busca compreender como se dá o processo de ensino/aprendizagem em artes visuais para cegos. A revisão de literatura abrangeu desde a cegueira, a legislação existente para a educação inclusiva, o processo de formação de conceitos e imagem mental nos cegos, os recursos e processos adotados atualmente pelos estudiosos do ensino de artes visuais para os não videntes. Uma pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual João Brasileiro Passos, na cidade de Frei Inocêncio-MG, com o intuito de se observar a estrutura disponível para a única aluna cega da cidade e verificar se a escola está preparada para intermediar o desenvolvimento pleno da aluna na disciplina Arte. Constatou-se que a escola possui boa estrutura, mas não completa, faltando materiais indispensáveis ao desenvolvimento acadêmico da aluna cega, como livros didáticos adaptados para o Braille; percebeu-se, também, a falta de capacitação para os professores da rede de ensino regular em receber uma aluna deficiente visual. A aluna cega ainda não presencia a aula de Arte pelo ensino regular, que só deve acontecer no 9º ano do Ensino Fundamental (ela se encontra atualmente no 7º ano). Enquanto isso, o processo de ensino de artes, inclusive as visuais, já foram iniciados mesmo indiretamente. A aquisição de maior quantidade de matérias adaptados e de melhor qualidade ratificará uma boa qualidade geral do processo de ensino-aprendizagem de artes visuais para sua aluna cega.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidática multissensorialpt_BR
dc.subjectEnsino de artes visuais para cegospt_BR
dc.subjectSala de recursospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMateriais didáticos adaptadospt_BR
dc.subject.otherDeficientes visuais Educaçãopt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de artes visuais para os cegos: o caso da menina Alicept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maicon_araujo_martins___corre__o_p_s_banca.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.