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Type: Monografias de Especialização
Title: Os impactos da formação profissional desenvolvida pela ETSUS/PA nos serviços de saúde
Authors: Durvalina Serrão Pinto
First Advisor: Tácia Maria Pereira Flisch
First Referee: Raissa Silva Souza
Abstract: O presente trabalho aborda sobre os Impactos da Formação Profissional desenvolvida pela Escola Técnica (ETSUS/PA) nos Serviços de Saúde, sobre a Ação Pedagógica no cenário onde vivenciam a Educação Profissional para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nosmunicípios do primeiro ao sexto Centro Regional de Saúde (CRS), no Estado do Pará. O Agente Comunitário de Saúde é um profissional da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1991, suas atividades são consideradas de relevância pública, pois prioriza ações de promoção à saúde e prevenção de agravos, com contribuições da própria população por meio da cultura no saber fazer os cuidados com sua própria saúde. O enfoque e o direcionamento do estudo tem como objetivo, uma proposta de um plano de intervenção para utilização doinstrumento de monitoramento sistemático dos impactos da formação profissional oferecida aos ACS através do curso de Qualificação Profissional ao retornar suas atividades no serviço. Foi realizada uma Pesquisa de Campo Qualitativo-descritiva, através de questionário, ondeforam coletados dados em vinte municípios com cento e cinquenta participantes, nas quais obteve-se informações que permitiram o entendimento dos sujeitos participantes sobre a educação profissional e sobre a sua profissão. Verificou-se considerações importantesabordadas pelos participantes, conforme análise das respostas. Oitenta por cento dos respondentes possuem conhecimento sobre a necessidade de capacitar-se de forma contínua, pelo fato do serviço de saúde exigir aperfeiçoamento sistemático para valorização profissionale melhor execução do trabalho diário, dezesseis por cento, desse montante, estão cursando novos cursos de nível técnico, três por cento estão em Universidade na Área da Saúde e um por cento estão cursando Licenciatura em Matemática. Vale ressaltar que segundoinformações dos ACS, noventa e quatro por cento da população percebeu mudanças no atendimento, melhoria na forma de agir nas realizações das visitas domiciliares, após a conclusão do curso. Seis por cento dos ACS não souberam responder se houve melhoria noatendimento desenvolvido pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Os resultados coletados a partir do questionário (ANEXO 1) permitiu perceber a importância de monitorar e entender como o profissional sente-se após a qualificação. Desta forma, o plano de intervençãoproposto buscará sistematizar a utilização deste instrumento de modo que a cada turma formada, seja possível identificar, ou não, indícios de alguma transformação do discente em seu campo de atuação para melhorar a qualidade do SUS e consequentemente de sua equipede saúde e da população adstrita. Espera-se que a proposta possa fomentar reflexões a cerca da monitoração e avaliação dos ACS após a qualificação por parte da instituição.
Abstract: This paper discusses on the Impacts of Vocational Training developed by ETSUS / PA in Health Care , Educational Action on the scenario where experience Vocational Education for Community Health Workers in the cities of the first to sixth Regional Health Centre ( CRS ) , in the state of Pará the Community Health Agents ( ACS ) is a professional network of the Unified Health System ( SUS ) since 1991 , their activities are considered public relevance because prioritizes health promotion and prevention grievances , with contributions from the people themselves through culture in the " know how to make your own health care ." Thefocus and direction of the study aims, a proposal for an action plan for use of the instrument of systematic monitoring of the impacts of training offered to ACS through the course Professional Qualification return to their activities in the service. We conducted a Field Research Qualitative - descriptive, using a questionnaire, where data were collected in twentycities with one hundred and fifty participants, in which we obtained information that allowed the participants' understanding about vocational education and on their profession. There are important considerations addressed by participants, as analysis of the responses. Eightypercent of the respondents have knowledge about the need to empower themselves continuously, because of the health service requires systematic improvement for professional development and better execution of daily work , sixteen percent of that amount , are studyingnew level courses technical , three percent are in the University area of Health and one percent are enrolled in Mathematics . It is worth mentioning that according to information from the ACS, ninety-four percent of the population perceived changes in care, improving theway of acting in the achievements of home visits, after completing the course. Six percent of ACS could not answer if there was improvement in care developed by the Family Health Strategy (FHS). The results collected from the questionnaire (Appendix 1) allowed to realize the importance of monitoring and understanding how the professional feels after qualifying.Thus, the plan proposed intervention will seek to systematize the use of this instrument so that each group formed, it can be established whether or not evidence of some transformation of the students in your field of expertise to improve the quality of the NHS and consequently its health team and enrolled population. It is expected that the proposal could encourage reflections about monitoring and evaluation of ACS after qualifying for the institution.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWPC2
Issue Date: 17-Sep-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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