Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQTF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula Goncalves Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee1Raissa Silva Souzapt_BR
dc.creatorDenise Maria Loureiro Contentept_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T18:18:24Z-
dc.date.available2019-08-13T18:18:24Z-
dc.date.issued2013-06-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQTF-
dc.description.abstractThis study aimed to contribute to the institutional self-assessment process through an intervention assessment project for analysis and fitness assessment instrument completed by students of the Technical School SUS-PA. Was used to prepare this, items available at different email addresses, search for documents related to ETSUS / PA in your school office, and State laws and ministerial decrees. We tried to select the references cited in the aspects most relevant to topics in structural design, working them so that subsidize the concepts of evaluation, institutional assessment and institutional self-assessment. Moreover, it presents the actions that formed the methodological path tracing. The study pointed to the evidence that the assessment is an important issue for the strengthening of the institution and yet unspoilt by it. Allows reflection on the School self-evaluative process so that, from this, to be developed or restructured educational activities. For this, the participation of its members is critical, as well as for teachers, students and other sectors of the Para state Department of Health. Selfassessmentconstitutes a relevant resource for promoting better quality of service, aiming that most professional evidencing an interest in meeting her and initiatives arise and / or are effectively deploy this service continuously and systematically.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresentou como objetivo contribuir com o processo de autoavaliação institucional através de um projeto de intervenção para análise e adequação do instrumento de avaliação preenchido pelos discentes da Escola Técnica do SUS-PA. Utilizou-se para elaboração deste, artigos disponibilizados em diferentes endereços eletrônicos, busca de documentos referente a ETSUS/PA em sua secretaria escolar, além de Leis Estaduais e portarias ministeriais. Procurou-se selecionar nas referências citadas os aspectos mais pertinentes aos tópicos estruturantes do projeto, trabalhando-os de forma que subsidiassem osconceitos de avaliação, de avaliação institucional e de autoavaliação institucional. Além disso, apresenta as ações que compuseram o percurso metodológico traçado. O estudo apontou para a evidência de que a avaliação é uma temática importante para o fortalecimento da instituição e ainda pouco explorada pela mesma. Espera-se por meio deste possibilitar a reflexão acerca do processo autoavaliativo da Escola de modo que, a partir desta, sejam desenvolvidas ou reestruturadas ações educacionais. Para isto, a participação dos seus integrantes éfundamental, assim como, dos docentes, dos discentes e demais setores da Secretaria Estadual de Saúde do Pará. A autoavaliação constitui-se em um relevante recurso para que se promova uma melhor qualidade do serviço, almejando que mais profissionais evidenciem interesse em conhecê-la e que iniciativas surjam e/ou que se implante este serviço efetivamente de modo contínuo e sistemático.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de intervençãopt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleAnálise do instrumento de avaliação dos alunos da ETSUS/PApt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
an_lise_do_instrumento_de_avalia__o_dos_alunos_da_etsus_pa_2013.pdf205.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.