Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio |
Autor(es): | Adileia Regina Dias de Miranda |
primer Tutor: | Verona Campos Segantini |
primer miembro del tribunal : | Claudia Regina dos Anjos |
Resumen: | Dentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética. |
Asunto: | Artes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76 |
Fecha del documento: | 14-dic-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.