Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Verona Campos Segantini | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Claudia Regina dos Anjos | pt_BR |
dc.creator | Adileia Regina Dias de Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T22:53:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T22:53:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76 | - |
dc.description.resumo | Dentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Land art | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.