Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Verona Campos Segantinipt_BR
dc.contributor.referee1Claudia Regina dos Anjospt_BR
dc.creatorAdileia Regina Dias de Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T22:53:14Z-
dc.date.available2019-08-10T22:53:14Z-
dc.date.issued2013-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYM76-
dc.description.resumoDentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectLand artpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleReflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_adil_ia_regina___especializa__o_em_ensino_artes_visuais__apresentada2.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.