Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYN67
Type: Monografias de Especialização
Title: Arte contemporânea: como ensinar?
Authors: Elena Cecilia Ferreira de Avila Vieira Borges
First Advisor: Gabriela Maria Garzon
First Referee: Natalia Martins Carneiro
Abstract: Uma pesquisa sobre como se concebe a arte contemporânea sob os aspectos de processualidade, decodificação, interpretação e, principalmente, de prática docente. Pautada nas diretrizes oficiais para o atual ensino de Artes de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, discute a articulação de metodologias para o ensino de Artes Visuais com obras de artes dos artistas contemporâneos Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes e Vik Muniz, com o interesse de trazer novas referências para o professor explorar em sala de aula, considerando a imagem e sua multiplicidade de apresentação e de representação, que poderão contribuir para o desenvolvimento de um novo olhar cultural que estimule os alunos a se expressarem criativamente sobre como se sentem inseridos no mundo. Através de leituras, vídeos e visitas em locais de exposição de algumas obras dos referidos artistas, o estudo se consolidou com ênfase na experiência plástica e estética de forma a privilegiar o professor com propostas inovadoras, sem a pretensão de determinar com rigor, qual papel deve desempenhar em sala de aula. Aqui reafirma-se a importância de se debater sobre a postura do professor mediador, interessado em ampliar seu campo de trabalho e o universo sensível cognitivo dos alunos, em relação aos saberes artísticos das linguagens visuais que nos cercam, aproximando-os da obra de arte.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYN67
Issue Date: 15-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ceeav_uab_arax__elena_cec_lia_autorizada.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.