Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQY3
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A modelagem a partir da obra de Marcelo Xavier: uma experiência do ensino de Artes Visuais no ensino fundamental. |
Autor(es): | Maria Cândida da Silva |
Primeiro Orientador: | Natalia Martins Carneiro |
Primeiro membro da banca : | Gabriela Maria Garzon |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar um estudo a partir da experiência artística desenvolvida através da obra de Marcelo Xavier. Este artista usa da modelagem em massinha para criar personagens, cenários, histórias inteiras, que são publicadas em livros para o público infanto-juvenil de todo o mundo. Através da interpretação e apreciação de suas produções, os alunos puderam aprender noções de forma, cores, perspectiva, volume, e outros aspectos importantes no estudo da escultura e consequentemente da modelagem. Ao colocarem as mãos na matéria-prima escolhida puderam reproduzir e recriar trabalhos comprovando, assim, que o fazer artístico brota a partir da motivação e apreciação de outras obras de arte, fazendo acontecer o Ensino de Artes Visuais. Para chegar ao resultado final, os alunos viram, através de slides, um livro de Marcelo Xavier. O tamanho avantajado das imagens permitiu várias reflexões entre eles, levando-os a observarem aspectos que antes lhes eram despercebidos, como efeitos de luz, figuras em planos diferentes e pequenos detalhes (- chinelos do personagem, por exemplo, feitos em massinha). Em seguida, todos passaram a recriar seus personagens e cenários, modelando como sua imaginação permitia. O trabalho, depois de concluído, foi, primeiramente, analisado pela turma que pôde observar se os colegas foram capazes de retratar, com sua obra, o que foi pedido. Após este momento, tudo o que foi produzido ficou exposto na escola para que os demais alunos e profissionais pudessem apreciar a Arte produzida. Realizar este trabalho foi muito gratificante. Foi possível perceber o entusiasmo dos alunos em manusear a massinha e extravasar suas emoções através de algo tão prazeroso. Houve muita interação entre eles e a preocupação com as formas adequadas ficou evidente. Ficou comprovado que a modelagem pode ser praticada na sala de aula e gerar bons resultados. O ensino da Arte deve ser uma preocupação constante de professores, mesmo não sendo eles os responsáveis por ministrar este conteúdo. |
Assunto: | Artes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQY3 |
Data do documento: | 14-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_final__maria_c_ndida_para_entrega.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.