Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQY3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Natalia Martins Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gabriela Maria Garzon | pt_BR |
dc.creator | Maria Cândida da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T17:22:46Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T17:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYQY3 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva apresentar um estudo a partir da experiência artística desenvolvida através da obra de Marcelo Xavier. Este artista usa da modelagem em massinha para criar personagens, cenários, histórias inteiras, que são publicadas em livros para o público infanto-juvenil de todo o mundo. Através da interpretação e apreciação de suas produções, os alunos puderam aprender noções de forma, cores, perspectiva, volume, e outros aspectos importantes no estudo da escultura e consequentemente da modelagem. Ao colocarem as mãos na matéria-prima escolhida puderam reproduzir e recriar trabalhos comprovando, assim, que o fazer artístico brota a partir da motivação e apreciação de outras obras de arte, fazendo acontecer o Ensino de Artes Visuais. Para chegar ao resultado final, os alunos viram, através de slides, um livro de Marcelo Xavier. O tamanho avantajado das imagens permitiu várias reflexões entre eles, levando-os a observarem aspectos que antes lhes eram despercebidos, como efeitos de luz, figuras em planos diferentes e pequenos detalhes (- chinelos do personagem, por exemplo, feitos em massinha). Em seguida, todos passaram a recriar seus personagens e cenários, modelando como sua imaginação permitia. O trabalho, depois de concluído, foi, primeiramente, analisado pela turma que pôde observar se os colegas foram capazes de retratar, com sua obra, o que foi pedido. Após este momento, tudo o que foi produzido ficou exposto na escola para que os demais alunos e profissionais pudessem apreciar a Arte produzida. Realizar este trabalho foi muito gratificante. Foi possível perceber o entusiasmo dos alunos em manusear a massinha e extravasar suas emoções através de algo tão prazeroso. Houve muita interação entre eles e a preocupação com as formas adequadas ficou evidente. Ficou comprovado que a modelagem pode ser praticada na sala de aula e gerar bons resultados. O ensino da Arte deve ser uma preocupação constante de professores, mesmo não sendo eles os responsáveis por ministrar este conteúdo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | A modelagem a partir da obra de Marcelo Xavier: uma experiência do ensino de Artes Visuais no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_final__maria_c_ndida_para_entrega.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.