Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYR4S
Type: Monografias de Especialização
Title: Diálogos da pop art em sala de aula: experiência prática com alunos do 9º ano em uma escola pública de Congonhas-MG
Authors: Mariana Queiroz Dias Spinola
First Advisor: Maurício Silva Gino
First Referee: Luis Moraes Coelho
Abstract: Utilizar o estilo artístico Pop Art para que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental entendam a relação entre arte, o contexto histórico-social e a experiência vivida nas aulas de Arte é o assunto desta monografia. Os artistas Andy Warhol e Romero Britto são para entender melhor o estilo Pop Art e também para conhecer um artista brasileiro contemporâneo. Meu papel como arte-educadora será de mediar as relações entre os artistas, o estilo e o cotidiano dos alunos por meio da aplicabilidade da Abordagem Triangular desenvolvida e pensada por Ana Mae Barbosa. Conduzindo-os a uma leitura, interpretação e produção de atividades artísticas de qualidade. Por meio de recursos simples como pesquisa de campo, técnicas de observação e apreciação de imagens, associadas à introdução de técnicas básicas de registro de figuras, e a utilização de materiais alternativos, o ensino da arte foi enriquecido na Escola Municipal João Narciso, em Congonhas, cidade patrimônio da humanidade.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYR4S
Issue Date: 14-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia___mariana_q_d_spinola.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.