Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYR4S
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Diálogos da pop art em sala de aula: experiência prática com alunos do 9º ano em uma escola pública de Congonhas-MG |
Authors: | Mariana Queiroz Dias Spinola |
First Advisor: | Maurício Silva Gino |
First Referee: | Luis Moraes Coelho |
Abstract: | Utilizar o estilo artístico Pop Art para que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental entendam a relação entre arte, o contexto histórico-social e a experiência vivida nas aulas de Arte é o assunto desta monografia. Os artistas Andy Warhol e Romero Britto são para entender melhor o estilo Pop Art e também para conhecer um artista brasileiro contemporâneo. Meu papel como arte-educadora será de mediar as relações entre os artistas, o estilo e o cotidiano dos alunos por meio da aplicabilidade da Abordagem Triangular desenvolvida e pensada por Ana Mae Barbosa. Conduzindo-os a uma leitura, interpretação e produção de atividades artísticas de qualidade. Por meio de recursos simples como pesquisa de campo, técnicas de observação e apreciação de imagens, associadas à introdução de técnicas básicas de registro de figuras, e a utilização de materiais alternativos, o ensino da arte foi enriquecido na Escola Municipal João Narciso, em Congonhas, cidade patrimônio da humanidade. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYR4S |
Issue Date: | 14-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia___mariana_q_d_spinola.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.