Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYA
Type: Monografias de Especialização
Title: A prática da pintura na educação infantil
Authors: Pamella dos Santos Batista
First Advisor: Natalia Martins Carneiro
First Referee: Gabriela Maria Garzon
Abstract: Considerando que as Artes Visuais é elemento indissociável da cultura e da sociedade e, assim, encontra-se muito presente na vida das pessoas. A escola, instituição social, deve atentar-se para a arte como meio de aprendizagem e área de conhecimento. A proposta desse trabalho é responder a seguinte questão-problema: Qual a contribuição da arte para o ensino na Educação Infantil? Assim, esse trabalho tem por objetivo pesquisar o papel que a arte desempenha na educação infantil; e averiguar se a arte pode contribuir para um aprendizado menos pautado na construção de conhecimentos e que considere a expressão e a autonomia do aluno nesse nível de ensino. A metodologia desse trabalho consiste no estudo da pintura, por ser um conteúdo muito presente nas propostas pedagógicas da Educação Infantil, por despertar e expressar sentimentos, sentidos, imaginação e criação. Ao final é possível concluir que a arte é elemento de suma importância para o processo de educação de crianças de 0 a 5 anos, pois, permite a construção de conhecimentos embasados na sensibilidade, na criatividade e na expressividade, colaborando para a formação integral e indica um caminho de superação do aprendizado baseado na codificação e cópia de informações.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2LYA
Issue Date: 15-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final__pamella_para_entrega_3p.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.