Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2Q7U
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação permanente em enfermagem: resultados identificados na literatura |
Autor(es): | Everaldo Rodrigues da Silva |
primer Tutor: | Miguir Terezinha Vieccelli Donoso |
primer miembro del tribunal : | Selme Silqueira de Matos |
Resumen: | O conceito de educação permanente foi primeiramente abordado pela Organização Pan-Americana em Saúde nos anos de 1980 a 1990, sendo reconhecido em 2003 no Brasil como política pública, na qual o objetivo central busca aumentar a cooperatividade entre os profissionais. Apesar de importante e amplamente divulgado, observa-se que nem todos os hospitais possuem serviço de Educação Permanente. Questiona-se quais os resultados do serviço de EP na qualidade da assistência de enfermagem? Justifica-se este trabalho, pois o mesmo irá contribuir no processo de reflexão sobre a EP no serviço de enfermagem, apresentando o possível impacto da presença desta. Utilizou-se da metassíntese por permitir analisar estudos primários e o objetivo é identificar resultados da Educação Permanente em serviços de enfermagem. Os trabalhos selecionados foram denominados como Artigo 1, Artigo 2, Artigo 3 e Artigo 4, para posterior discussão acerca de cada um dos apresentado no quadro. Os principais resultados apontaram para a contribuição da educação permanente na integração das equipes, havendo necessidade de mudança nas práticas de capacitação, certa dificuldade dos enfermeiros para lidar com a educação permanente como ferramenta no processo de educação em serviço e influência das condições institucionais no êxito do processo, dentre outros. A EP busca o aperfeiçoamento profissional. É contínua, dinâmica e tem como foco o ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The concept of lifelong learning was first approached by the Pan American Health Organization in the years 1980-1990 , being recognized in 2003 as a public policy in Brazil , in which the main objective seeks to increase the cooperativity among professionals. Although important and widely publicized , it is observed that not all hospitals have the Continuing Education Service . Wonders what the results of the EP service quality of nursing care ? Justified this work , because it will contribute to the reflection on the EP in nursing service process , with the possible impact of this presence . Was used to analyze the metasynthesis by allowing the primary studies and the goal is to identify results of Continuing Education in nursing services . Selected works were termed as Article 1, Article 2 , Article 3 and Article 4 , for further discussion of each of the presented framework . The main results showed the contribution of continuing education in the integration of teams and a need for change in training practices , certain difficulties of nurses to deal with the continuingeducation as a tool in the education process in service and institutional conditions influence the success of process , among others . EP seeks professional development . It is continuous, dynamic and focuses on teaching and learning. |
Asunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2Q7U |
Fecha del documento: | 22-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_educacao_permanente_em_enfermagem.pdf | 613.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.