Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2R2X
Type: Monografias de Especialização
Title: Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
Authors: Thais Oliveira Gomes
First Advisor: Eline Lima Borges
First Referee: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Abstract: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar os tipos e as tendências do uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem nos últimos dez anos. A busca ocorreu nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, utilizando-se os descritores simulação, ensino e enfermagem. Foram incluídos artigos científicos com objetivos relacionados ao uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem, disponíveis na íntegra, online e de forma gratuita e publicados no período de janeiro de 2003 a maio de 2013. A amostra deste estudo foi composta de cinco artigos indexados com abordagem quantitativa, sendo quatro estudos de delineamento descritivo transversal e um experimental comparativo randomizado. Os resultados permitiram identificar uma tendência do uso de recursos digitais na simulação, em suas diferentes formas, sejam por meio de simuladores online, softwares, ambientes virtuais de aprendizagem e objetos educacionais digitais. Este estudo possibilitou afirmar que a simulação é uma estratégia metodológica válida e que funciona como melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Uma limitação do presente trabalho foi o número pequeno de artigos que compôs a amostra, o que se justifica pela falta de pesquisas na área de simulação em enfermagem, especialmente de estudos de delineamento randomizado controlado.
Abstract: This is a study of integrative literature review, with the aim of identifying the types and trends of use of simulation techniques in teaching and nursing procedures in the last ten years. The search occurred in MEDLINE, LILACS and BDENF, using the keywords "simulation", "education" and nursing ". Scientific articles were included with the related use of simulation techniques in teaching and nursing procedures, available in full online and free form and published from January 2003 to May 2013. The sample was composed of five articles indexed with a quantitative approach, four cross-sectional design studies and one randomized comparative trial. The results showed a trend of using digital resources in the simulation, in their different ways, whether through online simulators, software, virtual learning environments and digital learning objects. This study made it possible to affirm that simulation is a valid methodological strategy that works like improving the teaching-learning process. A limitation of this study was the small number of articles that composed the sample, which is justified by the lack of research on simulation in nursing, especially randomized controlled studies.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2R2X
Issue Date: 22-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_vers_o_final.pdf518.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.