Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5QAE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ações educativas sobre as práticas alimentares junto aos colaboradores das instituições asilares: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Francislene Michaela Araujo
primer Tutor: Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
primer miembro del tribunal : Walter Batista Cicarini
Resumen: O processo de urbanização, a melhoria das condições sanitárias e de saúde da população, o aumento da oferta de alimentos, de medicamentos, vacinas, tem promovido grandes alterações na estrutura da sociedade, modificando as pirâmides etárias populacionais em todo o mundo. Neste contexto, torna-se necessário realizar hábitos de vida saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada e uma maior atenção com relação a pratica de uma educação/reeducação alimentar nesta fase. O objetivo deste trabalho é discutir sobre como ações educativas referentes às práticas alimentares e nutricionais junto aos colaboradores, interferem na melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos institucionalizados. A metodologia utilizada neste estudo consistiu em uma revisão integrativa de literatura. Para localizar osdescritores a serem utilizados na pesquisa, foi acessada a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), onde realizou-se uma busca no DeCS Terminologia em Saúde (Descritores em Ciência da Saúde). Os descritores usados foram: saúde do idoso, saúde do idoso institucionalizado, nutrição do idoso, educação continuada eeducação alimentar e nutricional. De acordo com o discutido neste trabalho, podese concluir que dentro de uma instituição asilar, é necessário o desenvolvimento de práticas educativas com relação à alimentação destes idosos, uma vez que a mesma se mostrou um ponto importantíssimo para uma maior qualidade de vida. Desta forma, verifica-se a necessidade de uma atenção especial para este grupopopulacional quanto a uma alimentação assistida, possibilitando um estado nutricional equilibrado e saudável.
Abstract: The process of urbanization, improvement of sanitary and health conditions of the population, increasing the supply of food, medicines, vaccines, has promoted major changes in the structure of society, the changing population age pyramids around the world. In this context, it is necessary to conduct a healthy lifestyle including a balanced diet and greater attention regarding the practice of education / nutritional education at this stage. The objective of this paper is to discuss about educational activities related to food and nutrition practices with employees, interferein improving the health and quality of life of institutionalized elderly. The methodology used in this study consisted of an integrative literature review. To find the descriptors to be used in research was accessed the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), which carried out a search in Descritores em Ciência da Saúde (DeCS). The keywords used were elderly health", "health of institutionalized elderly", "nutrition for theelderly, "continuing education" and "food and nutrition education. According to the discussion in this paper, it can be concluded that within a nursing home, it is necessary to develop rearing practices with respect to the feeding of the elderly, since it proved to be a very important point for a better quality of life. Thus, there is a need for special attention to this population group as an assisted feeding, allowing a balanced and healthy nutritional status.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5QAE
Fecha del documento: 14-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_finalizado___francislene.pdf310.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.