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dc.contributor.advisor1Carla Lucia Goulart Constant Alcoforadopt_BR
dc.contributor.referee1Walter Batista Cicarinipt_BR
dc.creatorFrancislene Michaela Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:23:10Z-
dc.date.available2019-08-13T00:23:10Z-
dc.date.issued2014-02-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5QAE-
dc.description.abstractThe process of urbanization, improvement of sanitary and health conditions of the population, increasing the supply of food, medicines, vaccines, has promoted major changes in the structure of society, the changing population age pyramids around the world. In this context, it is necessary to conduct a healthy lifestyle including a balanced diet and greater attention regarding the practice of education / nutritional education at this stage. The objective of this paper is to discuss about educational activities related to food and nutrition practices with employees, interferein improving the health and quality of life of institutionalized elderly. The methodology used in this study consisted of an integrative literature review. To find the descriptors to be used in research was accessed the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), which carried out a search in Descritores em Ciência da Saúde (DeCS). The keywords used were elderly health", "health of institutionalized elderly", "nutrition for theelderly, "continuing education" and "food and nutrition education. According to the discussion in this paper, it can be concluded that within a nursing home, it is necessary to develop rearing practices with respect to the feeding of the elderly, since it proved to be a very important point for a better quality of life. Thus, there is a need for special attention to this population group as an assisted feeding, allowing a balanced and healthy nutritional status.pt_BR
dc.description.resumoO processo de urbanização, a melhoria das condições sanitárias e de saúde da população, o aumento da oferta de alimentos, de medicamentos, vacinas, tem promovido grandes alterações na estrutura da sociedade, modificando as pirâmides etárias populacionais em todo o mundo. Neste contexto, torna-se necessário realizar hábitos de vida saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada e uma maior atenção com relação a pratica de uma educação/reeducação alimentar nesta fase. O objetivo deste trabalho é discutir sobre como ações educativas referentes às práticas alimentares e nutricionais junto aos colaboradores, interferem na melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos institucionalizados. A metodologia utilizada neste estudo consistiu em uma revisão integrativa de literatura. Para localizar osdescritores a serem utilizados na pesquisa, foi acessada a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), onde realizou-se uma busca no DeCS Terminologia em Saúde (Descritores em Ciência da Saúde). Os descritores usados foram: saúde do idoso, saúde do idoso institucionalizado, nutrição do idoso, educação continuada eeducação alimentar e nutricional. De acordo com o discutido neste trabalho, podese concluir que dentro de uma instituição asilar, é necessário o desenvolvimento de práticas educativas com relação à alimentação destes idosos, uma vez que a mesma se mostrou um ponto importantíssimo para uma maior qualidade de vida. Desta forma, verifica-se a necessidade de uma atenção especial para este grupopopulacional quanto a uma alimentação assistida, possibilitando um estado nutricional equilibrado e saudável.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectNutrição do idosopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectSaúde do idoso institucionalizadopt_BR
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleAções educativas sobre as práticas alimentares junto aos colaboradores das instituições asilares: uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

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