Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQCM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Relações de trabalho: os limites e possibilidades do gestor como incentivador da equipe docente
Autor(es): Maria Inês Jacinto Silva
Primeiro Orientador: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Resumo: Este estudo objetiva analisar o conjunto de ações que devem ser tomadas pelo gestor em seu processo de atuação para incentivar a equipe docente quanto ao desempenho das suas funções. Assevera-se que o gestor é aquele que administra situações que interferem nos resultados e no trabalho da escola. Por conseguinte, o trabalho de gestão educacional representa um desafio, uma vez que além de realizar ações ligadas à parte burocrática e legal, também cabe ao gestor incentivar os professores e contribuir para o processo contínuo de formação. Nesta perspectiva, esta análise conceitua o que é liderança e a importância para as relações no trabalho. Apresenta discussões sobre a gestão escolar e a evolução das atividades desenvolvidas pelo gestor, entre elas, o ato de incentivar a equipe docente em prol de uma educação de qualidade. Nas discussões tecidas ao longo desta análise, procura-se, a partir da descrição de vivências escolares na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas, do município de Nova Serrana/MG e do levantamento bibliográfico, debater sobre a integração que o gestor escolar deve possuir com os docentes e a comunidade escolar a fim de concretizar as metas contidas no Projeto Político Pedagógico.
Assunto: Escolas Organização e administração
Diretores escolares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQCM
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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