Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQCM
Type: Monografias de Especialização
Title: Relações de trabalho: os limites e possibilidades do gestor como incentivador da equipe docente
Authors: Maria Inês Jacinto Silva
First Advisor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Abstract: Este estudo objetiva analisar o conjunto de ações que devem ser tomadas pelo gestor em seu processo de atuação para incentivar a equipe docente quanto ao desempenho das suas funções. Assevera-se que o gestor é aquele que administra situações que interferem nos resultados e no trabalho da escola. Por conseguinte, o trabalho de gestão educacional representa um desafio, uma vez que além de realizar ações ligadas à parte burocrática e legal, também cabe ao gestor incentivar os professores e contribuir para o processo contínuo de formação. Nesta perspectiva, esta análise conceitua o que é liderança e a importância para as relações no trabalho. Apresenta discussões sobre a gestão escolar e a evolução das atividades desenvolvidas pelo gestor, entre elas, o ato de incentivar a equipe docente em prol de uma educação de qualidade. Nas discussões tecidas ao longo desta análise, procura-se, a partir da descrição de vivências escolares na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas, do município de Nova Serrana/MG e do levantamento bibliográfico, debater sobre a integração que o gestor escolar deve possuir com os docentes e a comunidade escolar a fim de concretizar as metas contidas no Projeto Político Pedagógico.
Subject: Escolas Organização e administração
Diretores escolares
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQCM
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_maria_ines_jacinto_silva.pdf421.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.