Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQJY
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Os desafios da construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública municipal |
Autor(es): | Maria Inêz Rodrigues Martins Santos |
primer Tutor: | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca |
Resumen: | Este trabalho analisa os desafios da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal. Para isso desenvolve reflexões a partir das dificuldades encontradas na construção do Projeto Político Pedagógico da E.M. Santos Dumont (nome fictício) trabalho realizado pelo grupo de gestores do Curso da Escola de Gestores da UFMG e pela experiência vivenciada na gestão de escola do Município de Divinópolis. Apresenta-se como referência desse trabalho o artigo de Neto e Almeida (1998): O Projeto Político Pedagógico na gestão descentralizada que analisa três escolas no Rio Grande do Norte. Enfatizou-se que tarefa de construção coletiva do PPP é de fato desafiadora e que os principais atores do processo educacional, no caso os professores, são os que menos se envolvem. Destacaram-se fatores que contribuem para essa falta de envolvimento dos professores. Neste sentido, elaborou-se a seguinte pergunta problema: Como fazer para que o Projeto Político Pedagógico represente, de fato, as características da escola, trace o seu perfil e seja construído coletivamente? |
Asunto: | Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQJY |
Fecha del documento: | 17-jul-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_maria_inez_r_martins_santos.pdf | 491.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.