Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQJY
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Os desafios da construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública municipal
Autor(es): Maria Inêz Rodrigues Martins Santos
primer Tutor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Resumen: Este trabalho analisa os desafios da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal. Para isso desenvolve reflexões a partir das dificuldades encontradas na construção do Projeto Político Pedagógico da E.M. Santos Dumont (nome fictício) trabalho realizado pelo grupo de gestores do Curso da Escola de Gestores da UFMG e pela experiência vivenciada na gestão de escola do Município de Divinópolis. Apresenta-se como referência desse trabalho o artigo de Neto e Almeida (1998): O Projeto Político Pedagógico na gestão descentralizada que analisa três escolas no Rio Grande do Norte. Enfatizou-se que tarefa de construção coletiva do PPP é de fato desafiadora e que os principais atores do processo educacional, no caso os professores, são os que menos se envolvem. Destacaram-se fatores que contribuem para essa falta de envolvimento dos professores. Neste sentido, elaborou-se a seguinte pergunta problema: Como fazer para que o Projeto Político Pedagógico represente, de fato, as características da escola, trace o seu perfil e seja construído coletivamente?
Asunto: Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQJY
Fecha del documento: 17-jul-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_maria_inez_r_martins_santos.pdf491.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.