Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQU2
Type: Monografias de Especialização
Title: O desenvolvimento de conteúdos curriculares por meio de projetos: um estudo do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública
Authors: Maria José de Jesus Barbosa
First Advisor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Abstract: Este trabalho desenvolve discussões a respeito da organização de conteúdos do currículo sob a forma de projetos. Apresenta como objetivo geral, analisar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Pequeno Príncipe/Nova Serrana permite a organização do currículo por meio de projetos, tomando-se por base um estudo sobre os projetos que são desenvolvidos no 5º ano do ensino fundamental. Especificamente o trabalho destaca os projetos que são desenvolvidos ao longo do ano nesta série, abordando os procedimentos de organização de cada um deles. Trata-se de uma análise crítica do PPP da escola como, também, de uma descrição de como os preceitos contidos no PPP no que se refere à organização de conteúdos curriculares para o 5º ano são desenvolvidos na escola. Apresenta-se, ao longo da análise os avanços na utilização dos projetos na prática escolar, de forma a tornar o ensino-aprendizagem por meio de projetos mais dinâmico e contextualizado à realidade do aluno. Por conseguinte, são apontados alguns entraves, o que demonstra a necessidade em dar continuidade às reflexões sobre a abordagem do tema no PPP. As conclusões finais apontam que o PPP da escola apesar de considerar a importância da contextualização de conteúdos por meio dos projetos, ainda é estruturado segundo uma concepção tradicional.
Subject: Curriculos
Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQU2
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_maria_jose_de_jesus_barbosa.pdf273.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.