Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQSS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Francisco Angelo Coutinho | pt_BR |
dc.creator | Andrea Cristina Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T22:25:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T22:25:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGQSS | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz uma análise crítica sobre a gestão democrática a partir do Projeto Político Pedagógico - PPP de uma escola pública. Nas reflexões estabelecidas foram considerados os aspectos fundamentais para a construção do PPP, dando ênfase ao papel do gestor. Neste sentido, foi avaliada a importância da participação coletiva em todo o processo de construção do projeto. Vale à pena ressaltar que o PPP construído deixa claro o compromisso e responsabilidade do gestor na garantia do cumprimento dos dias letivos conforme determinações legais e o efetivo planejamento da equipe docente no seu tempo pedagógico monitorado pela equipe pedagógica. Foi considerada arelevância que tem o processo de escolha dos dirigentes na construção da gestão democrática da educação pública. Para tais considerações me apoiei na vasta bibliografia lida no curso sobre a gestão democrática, e a análise do processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola juntamente com a experiência adquirida enquanto gestora por três anos de uma escola municipal da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Espera-se contribuir com as discussões acerca da construção de uma escola de qualidade inserida num novo tempo, com novos desafios e questionamentos. Apresenta a gestão democrática das escolas como caminho possível para se alcançar melhores resultados na educação, além de contribuir sobremaneira com o desenvolvimento da sociedade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | O papel do Gestor na Gestão Democrática da Educação Pública | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_andrea_cristina_ribeiro.pdf | 253.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.