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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFGX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Renato Lopes dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Maria Marlene de Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T05:28:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T05:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFGX | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como temática uma análise do modelo de Gestão Democrática e a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal João Severino de Azevedo. Tema complexo e desafiador abordado cada vez mais pelos estudiosos desde que a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, entrou em vigor trazendo novos desafios e perspectivas para a gestão da escola pública. O presente estudo não pretende esgotar as discussões, mas contribuir para um debate entre todos os seguimentos da comunidade escolar com propostas a intervenção. Para tanto, se utilizou de uma pesquisa bibliográfica e observação de campo da escola citada para se chegar a uma primeira análise, na qual foi constatada a ausência do espaço coletivo e democrático. Na prática cotidiana esse modelo de gestão educacional cujo princípio primordial é a participação, esta quase inexiste na mesma, devido a complexidade do trabalho diário, falta de recursos humanos, espaço no calendário escolar e a cultura do individualismo. A análise permitiu notar que no interior da escola ainda não se desenvolveu uma cultura que compreenda o projeto como um instrumento que organiza e sistematiza o trabalho educativo e que é um processo a ser construído coletivamente. É importante ressaltar que dada à abrangência dos temas abordados, levou-se a uma reflexão, conclusões, apontamentos de problemas e de possíveis soluções sobre a prática pedagógica para poder contribuir efetivamente na construção de uma gestão democrática definindo ações e metas educativas que ajudem na melhoria da qualidade de ensino. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática e o PPP | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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