Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFGX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Lopes dos Santospt_BR
dc.creatorMaria Marlene de Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:28:57Z-
dc.date.available2019-08-10T05:28:57Z-
dc.date.issued2013-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFGX-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como temática uma análise do modelo de Gestão Democrática e a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal João Severino de Azevedo. Tema complexo e desafiador abordado cada vez mais pelos estudiosos desde que a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, entrou em vigor trazendo novos desafios e perspectivas para a gestão da escola pública. O presente estudo não pretende esgotar as discussões, mas contribuir para um debate entre todos os seguimentos da comunidade escolar com propostas a intervenção. Para tanto, se utilizou de uma pesquisa bibliográfica e observação de campo da escola citada para se chegar a uma primeira análise, na qual foi constatada a ausência do espaço coletivo e democrático. Na prática cotidiana esse modelo de gestão educacional cujo princípio primordial é a participação, esta quase inexiste na mesma, devido a complexidade do trabalho diário, falta de recursos humanos, espaço no calendário escolar e a cultura do individualismo. A análise permitiu notar que no interior da escola ainda não se desenvolveu uma cultura que compreenda o projeto como um instrumento que organiza e sistematiza o trabalho educativo e que é um processo a ser construído coletivamente. É importante ressaltar que dada à abrangência dos temas abordados, levou-se a uma reflexão, conclusões, apontamentos de problemas e de possíveis soluções sobre a prática pedagógica para poder contribuir efetivamente na construção de uma gestão democrática definindo ações e metas educativas que ajudem na melhoria da qualidade de ensino.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democráticapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleA gestão democrática e o PPPpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_maria_marlene_de_andrade.pdf447.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.