Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alexandre Gomes Soares | pt_BR |
dc.creator | Maria Silma Gomes Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T04:09:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T04:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gestão Participativa | pt_BR |
dc.subject | Gestão Educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Família Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | O papel do gestor na relação escola-família | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf | 254.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.