Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandre Gomes Soarespt_BR
dc.creatorMaria Silma Gomes Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T04:09:55Z-
dc.date.available2019-08-12T04:09:55Z-
dc.date.issued2013-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão Participativapt_BR
dc.subjectGestão Educacionalpt_BR
dc.subject.otherFamília Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Participação dos paispt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherLar e escolapt_BR
dc.titleO papel do gestor na relação escola-famíliapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf254.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.