Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional
Autor(es): Marluce Oliveira Santos
primer Tutor: Alexandre Gomes Soares
Resumen: O presente trabalho trata-se da análise crítica sobre o Projeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentados pela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocráticoadministrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos.
Asunto: Escolas Organização e administração 
Diretores escolares 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S
Fecha del documento: 18-oct-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_marluce_oliveira_santos.pdf204.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.