Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
Autor(es): | Marluce Oliveira Santos |
Primeiro Orientador: | Alexandre Gomes Soares |
Resumo: | O presente trabalho trata-se da análise crítica sobre o Projeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentados pela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocráticoadministrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos. |
Assunto: | Escolas Organização e administração Diretores escolares |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S |
Data do documento: | 18-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_marluce_oliveira_santos.pdf | 204.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.