Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHGE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação: entre o real e o ideal
Autor(es): Marly da Cruz Teixeira
Primeiro Orientador: Jeanne de Jesus Rodrigues
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a respeito do processo de avaliação que ocorre na Escola Municipal Mundo Encantado. Sabe-se que os exames e provas em que os alunos eram submetidos nas décadas de 70 e 80, sob a vivência da Lei de Diretrizes e Bases n° 5692/71 tinham caráter de exclusão, classificação e mensuração. Um novo paradigma começa a mudar a velha prática de avaliar da escola a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, com a qual os alunos passam a fazer parte do processo educacional. Com a nova LDB, as avaliações passam a ter caráter mais diagnóstico e formativo, contribuindo para que os alunos desenvolvam mais suas competências passando a ser uma ferramenta a favor do processo ensino-aprendizagem e deixando de ser uma arma contra os alunos e a favor do fracasso escolar. Nesse sentido, busca-se refletir sobre a forma como a avaliação é desenvolvida na referida escola, apresentando uma discussão teórica a respeito e buscando estratégias que podem auxiliar na mudança de paradigma presente nesta instituição.
Assunto: Educação
Aprendizagem
Avaliação educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHGE
Data do documento: 18-Jan-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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